SóProvas


ID
2709844
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBSERH
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Julgue o item subsequente, concernente à Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Mulher (PNAISM).


Para a PNAISM, não há relação entre baixa escolaridade e classe social da mulher com a possibilidade de a mulher negociar com o parceiro o uso de preservativo nas relações sexuais.

Alternativas
Comentários
  • VERDADEIRO

    De acordo com a PNAISM

    "Com relação à escolaridade, a incidência de aids vem aumentando tanto em homens quanto em mulheres com até oito anos de estudo. A baixa escolaridade e classe social são inversamente proporcionais à possibilidade de negociação com o parceiro sobre o uso de preservativo. Porém, mesmo com maior poder aquisitivo, grau de instrução e independência financeira, a mulher ainda tem pouco espaço de negociação nas relações. Por outro lado, ela percebe-se menos exposta ao risco."

  • A questao esta errada porque diz que nao ha relacao.

  • Para a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Mulher PNAISM, a baixa escolaridade e classe social são inversamente proporcionais à possibilidade de negociação com o parceiro sobre o uso de preservativo. Portanto há relação entre escolaridade e classe social na possibilidade de a mulher negociar o uso do preservativo. 

     

    Gabarito do Professor: ERRADO 

     

    Bibliografia 
    Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Mulher: Princípios e Diretrizes / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. – 1. ed., 2. reimpr. Brasília: Editora do Ministério da Saúde, 2011.