SóProvas


ID
2709886
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBSERH
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Julgue o próximo item, com relação a diagnóstico laboratorial e de imagem no contexto da enfermagem obstétrica.


Entre os métodos mais confiáveis para se confirmar tendência de parto prematuro está o teste de fibronectina fetal.

Alternativas
Comentários
  • Indicações Para Realização do Teste de Fibronectina Fetal


    O Teste de fibronectina fetal é um dos exames que o obstetra pode solicitar, principalmente se houver alguns destes sintomas que indiquem a possibilidade de parto prematuro:

    Já ter tido parto prematuro espontâneo (neste caso, mesmo que não tenha apresentado na gestação atual nenhum sintoma) Presença de contrações uterinas persistentes entre a 22ª e 35ª semana de gestação Encurtamento ou dilatação do colo uterino Gestação gemelar


    https://www.trocandofraldas.com.br/teste-de-fibronectina-fetal/

  • Parto prematuro é definido como nascimento antes das 37 semanas completas e representa a maior causa de morbidade e mortalidade neonatal em todo o mundo.


    O trabalho de parto prematuro apresenta fisiologia heterogênea e pode ter etiologias diferentes. Entretanto, alguns fatores de risco já estão bem estabelecidos, sendo os principais: história anterior de parto prematuro espontâneo, gestações múltiplas e sangramento vaginal no segundo trimestre.


    A fibronectina é uma glicoproteína produzida pelo trofoblasto e está presente no conteúdo vaginal na primeira metade da gestação e após a 35ª semana. Entre 22 e 35 semanas, só estará presente no conteúdo vaginal caso haja ruptura das membranas, trauma, infecção ou isquemia na interface maternofetal. Portanto a fibronectina fetal está entre os métodos mais confiáveis para se confirmar tendência de parto prematuro.




    Gabarito do Professor: CERTO



    Bibliografia

    Dória MT, Spautz CC. Trabalho de parto prematuro: predição e prevenção. FEMINA. Setembro, vol 39, nº 9, 2011.

  • O teste é realizado através da introdução de um cotonete no canal vaginal para coletar a secreção cérvico-vaginal. Esta secreção é analisada para presença ou ausência de fibronectina.