SóProvas


ID
2709892
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBSERH
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Julgue o item subsequente, no que tange a dor e analgesia no parto.


Uma das vantagens da analgesia epidural é a possibilidade de contribuir para a redução da secreção de catecolaminas maternas, algo que pode ser positivo para o feto.

Alternativas
Comentários
  • Dor não controlada durante o TP resulta aumento nas catecolaminas circulantes, o que pode levar à diminuição do fluxo sanguíneo uterino com alterações na frequência cardíaca fetal. A adequada analgesia de parto pode beneficiar a mãe e, indiretamente, o feto. A partir dela consegue-se controlar o exagerado aumento da frequência cardíaca, do débito cardíaco e da pressão arterial maternas, resultantes de contrações uterinas dolorosas. Esse efeito se deve à redução da secreção de catecolaminas maternas.

    A analgesia regional pode também beneficiar o feto por cessar a hiperventilação materna em resposta à dor. A hiperventilação promove aumento do volume minuto e do consumo de oxigênio na mãe.

    Fonte: Magda Lourenço Fernandes, Flavia Costa Junqueira de Andrade. Analgesia de parto: bases anatômicas e fisiológicas. Rev Med Minas Gerais 2009; 19(3 Supl 1): S3-S6

  • Para resolver essa questão, é necessário que o aluno tenha conhecimento sobre a dor e analgesia no parto.

    A analgesia epidural é um tipo de anestesia utilizada para proporcionar alívio da dor, de forma efetiva, sem retirar a mobilidade. Uma das vantagens é a possibilidade de contribuir para a redução da secreção de catecolaminas maternas, que são produzidas em situações de estresse excessivo como o trabalho de parto. Isso pode ser positivo para o feto pois deixará o trabalho de parto mais fluido e fácil.

    Resposta do Professor: Certo.