SóProvas


ID
2709925
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBSERH
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

As altas taxas de mortalidade materna representam um desafio à saúde pública no Brasil. Para evitar as mortes, é fundamental o atendimento adequado e ágil às emergências obstétricas. Acerca desse tema, julgue o item seguinte.


Segundo a Organização Mundial de Saúde, a massagem uterina contínua é recomendada como intervenção para prevenir a hemorragia pós-parto em mulheres que tenham recebido ocitocina profilática.

Alternativas
Comentários
  • "A massagem uterina contínua não é recomendada como intervenção para prevenir a HPP em mulheres que receberam ocitocina profilática, pois ela pode causar desconforto materno, exigir um profissional de saúde específico e pode não produzir uma redução da perda de sangue. No entanto, a vigilância do tônus uterino através da palpação abdominal é recomendada em todas as mulheres para possibilitar a identificação precoce da atonia uterina pós-parto. Em resumo, o Grupo de desenvolvimento de diretrizes (GDD) considerou o uso de uterotônicos como a principal intervenção do pacote de gestão ativa da terceira fase do parto."

     

    http://apps.who.int/iris/bitstream/handle/10665/75411/9789248548505_por.pdf;jsessionid=9A2F85B0BBDB86C188930E510F0E422D?sequence=12

  • Segundo a Organização Mundial de Saúde, a massagem uterina contínua NÃO é recomendada como intervenção para prevenir a hemorragia pós-parto em mulheres que receberam ocitocina profilática, pois ela pode causar desconforto materno, exigir um profissional de saúde específico e pode não produzir uma redução da perda de sangue. 

    Porém, a vigilância do tônus uterino através da palpação abdominal é recomendada em todas as mulheres para possibilitar a identificação precoce da atonia uterina pós-parto. 

     

    Gabarito do Professor: ERRADO 

     

    Bibliografia 
    Recomendações da OMS para a prevenção e tratamento da hemorragia pós-parto. Organização Mundial da Saúde, 2014.