SóProvas


ID
2709928
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBSERH
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

As altas taxas de mortalidade materna representam um desafio à saúde pública no Brasil. Para evitar as mortes, é fundamental o atendimento adequado e ágil às emergências obstétricas. Acerca desse tema, julgue o item seguinte.


A conduta ativa no terceiro período do parto — como, por exemplo, a tração controlada do cordão umbilical, na presença de qualificados profissionais de assistência ao parto — está associada ao menor risco de hemorragia e transfusão sanguínea.

Alternativas
Comentários
  • "A importância da tração controlada do cordão umbilical (TCC) foi revisitada devido à nova evidência. Esta intervenção agora é considerada opcional em situações nas quais há profissionais de assistência ao parto qualificados disponíveis e é contraindicada em situações nas quais os profissionais de assistência ao parto qualificados não ajudam a fazer os partos."

     

    http://apps.who.int/iris/bitstream/handle/10665/75411/9789248548505_por.pdf;jsessionid=9A2F85B0BBDB86C188930E510F0E422D?sequence=12

  • Periódos do trabalho de parto

    1. Dilatação ou apagamento do colo do útero;
    2. Expulsão ou parto do feto;
    3. Estágio da placenta, dequitação, delivramento, decedura ou secundamento;
    4. Período de Greenberg.

  • Para resolver essa questão, é necessário que o aluno tenha conhecimento sobre mortalidade materna e emergências obstétricas

    A conduta ativa no terceiro período do parto com a realização de cuidados no momento correto e com técnicas corretas (como, por exemplo, a tração controlada do cordão umbilical, na presença de qualificados profissionais de assistência ao parto), está associada ao menor risco de hemorragia e transfusão sanguínea, que poderiam ser causadas por procedimentos equivocados e descontrole do cuidado ofertado.

    Ressaltamos que essa é uma das principais causas de morte materna, totalmente evitada e prevenivel. 

    Resposta do Professor: Certo.