-
O termo Criptografia surgiu da fusão das palavras gregas "Kryptós" e "gráphein", que significam "oculto" e "escrever", respectivamente.
Trata-se de um conjunto de regras que visa codificar a informação de forma que só o emissor e o receptor consiga decifrá-la. Para isso várias técnicas são usadas, e ao passar do tempo modificada, aperfeiçoada e o surgimento de novas outras de maneira que fiquem mais seguras.
-
GABARITO C
A criptografia, considerada como a ciência e a arte de escrever mensagens em forma cifrada ou em código, é um dos principais mecanismos de segurança que você pode usar para se proteger dos riscos associados ao uso da Internet.
A primeira vista ela até pode parecer complicada, mas para usufruir dos benefícios que proporciona você não precisa estudá-la profundamente e nem ser nenhum matemático experiente. Atualmente, a criptografia já está integrada ou pode ser facilmente adicionada à grande maioria dos sistemas operacionais e aplicativos e para usá-la, muitas vezes, basta a realização de algumas configurações ou cliques de mouse.
Por meio do uso da criptografia você pode:
* proteger os dados sigilosos armazenados em seu computador, como o seu arquivo de senhas e a sua declaração de Imposto de Renda;
* criar uma área (partição) específica no seu computador, na qual todas as informações que forem lá gravadas serão automaticamente criptografadas;
* proteger seus backups contra acesso indevido, principalmente aqueles enviados para áreas de armazenamento externo de mídias;
* proteger as comunicações realizadas pela Internet, como os e-mails enviados/recebidos e as transações bancárias e comerciais realizadas.
Quem quiser complementar, segue o link (fonte) = https://cartilha.cert.br/criptografia/
-
CRIPTOGRAFIA > Condifica uma informação Ex : BOLA >>> ALOB
* SIMÉTRICA >>> Uma chave ( CHAVE SECRETA OU ÚNICA )
* ASSIMÉTRICA >>> Duas chaves ( CHAVE PÚBLICA E PRIVADA )
-
Curiosidade relevante:
o Windows 10 tem um programa nativo de criptografia chamado BitLocker.
Rumo à PCSP!
-
O estudo dos princípios e técnicas pelas quais a informação pode ser transformada da sua forma original para outra ilegível, de forma que possa ser conhecida apenas por seu destinatário (detentor da “chave secreta”), o que a torna difícil de ser lida por alguém não autorizado --> CRIPTOGRAFIA.
-
GAB C
transformada da sua forma original para outra ilegível
Q924855
Segurança da Informação – DICA N
D isponibilidade - garantir que a informação esteja sempre disponível (backup)
I ntegridade - algoritmos de HASH (não alteração de uma informação)
C onfidencialidade - criptografia (acessos e senhas)
A utenticidade - assinatura digital (comprovação de identidade)
N ão repúdio - garantir que a pessoa não negue ter assinado ou criado a informação
-
a) digitalização - ação de transformar documentos físicos em digitais
b) algorítimo - é uma sequência lógica, finita e definida de instruções que devem ser seguidas para resolver um problema ou executar uma tarefa.
d) certificado digital - é um arquivo eletrônico que serve como identidade virtual para uma pessoa física ou jurídica..
-
Princípio da Confidencialidade
-Informação pode ser acessada apenas por pessoas autorizadas
-Sigilo da informação
-Garante o sigilo da informação
-Impede que pessoas não autorizadas tenham acesso ao conteúdo.
Ferramenta do Princípio da Confidencialidade
A ferramenta que garante o princípio da Confidencialidade é a Criptografia.
___>Criptografia: É uma técnica que embaralha a informação por meio de algoritmos de criptografia, e faz com que a informação se transforme em algo ininteligível.
Letra: C
Bons Estudos ;)
-
GABARITO: LETRA C
Criptografia é a ciência de escrever em cifra ou em códigos. Ou seja, é um conjunto de técnicas que tornam uma mensagem ininteligível, e permite apenas que o destinatário que saiba a chave de encriptação possa decriptar e ler a mensagem com clareza.
-
É só lembrar do Whatsapp, criptografia de ponta a ponta