SóProvas


ID
2710723
Banca
COMPERVE
Órgão
Prefeitura de Natal - RN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A vacinação é a principal medida de controle da febre amarela e, durante a ocorrência de um surto da doença, recomenda-se o procedimento para pessoas não vacinadas que residem na área de risco ou vão se deslocar para lá. A imunidade ocorre cerca de dez dias após a primeira dose da vacina. Portanto, até que essa imunidade se desenvolva, deve -se recomendar outras medidas para a proteção dos indivíduos. A esse respeito, analise as recomendações abaixo.


I Usar repelente de insetos, industrializados ou não, em toda a área de pele exposta, por debaixo e por cima das roupas, respeitando-se os intervalos orientados pelos fabricantes e observando-se a contraindicação do uso dos repelentes registrados pela ANVISA, para uso em gestantes e nutrizes.

II Utilizar repelentes naturais, uma vez que eles têm a mesma eficácia comprovada que os industrializados e são recomendados especialmente para as gestantes e nutrizes.

III Proteger a maior extensão possível de pele por meio do uso de calça comprida, blusas de mangas compridas e sem decotes, de preferência largas, não coladas ao corpo, meias e sapatos fechados e dar preferência ao uso de roupas claras que facilita a identificação de mosquitos e permite que eles sejam mortos antes de picarem o indivíduo.

IV Passar o maior tempo possível em ambientes refrigerados, com portas e janelas fechadas e/ou protegidas por telas com trama adequada, para impedir a entrada de mosquitos.


Das recomendações, estão corretas

Alternativas
Comentários
  • Alguns problemas na aula: a maioria dos estados do nordeste NÃO é area de risco para febre Amarela e a vacinação em menores de 9 meses nao é mais recomendada, mesmo em area de risco. A proteção para a vacina de bloqueio de 0,1 ml se dá por 8 anos segundo a OMS e não 1 ano.

  • letra C

     

  • I Usar repelente de insetos, industrializados ou não, em toda a área de pele exposta, por debaixo e por cima das roupas, respeitando-se os intervalos orientados pelos fabricantes e observando-se a contraindicação do uso dos repelentes registrados pela ANVISA, para uso em gestantes e nutrizes.

    II Utilizar repelentes naturais, uma vez que eles têm a mesma eficácia comprovada que os industrializados e são recomendados especialmente para as gestantes e nutrizes.

    Questão elaborada a partir do Guia para Profissionais de Saúde de FA, 2018.