- ID
- 2710735
- Banca
- COMPERVE
- Órgão
- Prefeitura de Natal - RN
- Ano
- 2018
- Provas
- Disciplina
- Enfermagem
- Assuntos
As medidas antropométricas proporcionam informações sobre o estado de saúde do adulto, sobre o padrão de crescimento da criança e significam uma atitude de vigilância. Em relação à estatura/altura/comprimento do ser humano, leia as afirmativas abaixo.
I A verificação do comprimento no horário da manhã normalmente tem valores menores do que se a altura for verificada no horário da tarde. Nesses casos, para minimizar essa variação, deve-se aplicar uma pressão suave para baixo sob o maxilar, atrás das orelhas.
II Na medição da estatura, o recém-nascido deve estar deitado descalço, com queixo encostado no peito, braços sobre o abdome, nádegas e calcanhares em pleno contato com a superfície que apoia o antropômetro e pés levemente afastados; os joelhos não podem ficar juntos nem serem empurrados contra a superfície devido à posição fetal assumida ao nascer.
III Na medição da estatura, o adulto deve estar de pé, ereto, com os braços estendidos ao longo do corpo; os maléolos mediais dos calcanhares se tocando, ombros e nádegas em contato com o antropômetro/parede; cabeça erguida olhando para um ponto fixo na altura dos olhos.
IV Pessoas em cadeira de rodas que não podem ficar de pé de modo ereto podem ter a altura estimada pela medida da extensão dos braços ou da “envergadura”. Nesse caso, deve-se levantar os braços retos (abdução de 90º com o corpo) em ambos os lados, ao nível do ombro, e fazer a medida colocando a fita métrica da ponta do dedo médio direito até a ponta do dedo médio esquerdo, espaço que corresponde, aproximadamente, à altura do paciente.
Dentre as afirmativas, estão corretas