-
4 - Parecer
4.1. Conceito e finalidade do parecer
Parecer é um documento fundamentado e resumido sobre uma questão focal do campo psicológico cujo resultado pode ser indicativo ou conclusivo.
O parecer tem como finalidade apresentar resposta esclarecedora, no campo do conhecimento psicológico, através de uma avaliação especializada, de uma "questão-problema", visando a dirimir dúvidas que estão interferindo na decisão, sendo, portanto, uma resposta a uma consulta, que exige de quem responde competência no assunto.
Marquei D
Analisando bem acho que é a C por a gravidade do caso e por o laudo ser mais aprofundado que o parecer.
-
Ficamos em dúvida devido ao parecer tbm poder ser conclusivo e a banca, ao meu ver, maldosamente, aproveitou-se disso.
Laudo: A finalidade do relatório psicológico será a de apresentar os procedimentos e conclusões gerados pelo processo da avaliação psicológica, relatando sobre o encaminhamento, etc.
Parecer: O parecer tem como finalidade apresentar resposta esclarecedora, no campo do conhecimento psicológico, através de uma avaliação especializada, de uma “questãoproblema”, etc.
Parecer é um documento fundamentado e resumido sobre uma questão focal do campo psicológico cujo resultado pode ser indicativo ou conclusivo.
-
Os únicos documentos que decorrem da avaliação psicologica são o atestado e o laudo. Por eliminação a resposta é laudo!
-
Pessoal, a questão fala em "avaliação psicológica solicitada pela justiça", ou seja, aí temos duas informações muito importantes:
1. em se tratando de avaliação psicológica, não podemos falar em declaração nem em parecer, pois ambos os documentos não são decorrentes de avaliação psicológica. Assim, eliminamos as assertivas "b" e "d";
2. a avaliação psicológica feita a pedido da justiça é chamada de perícia psicológica e é realizada pelo chamado psicólogo perito. O documento elaborado pelo psicólogo perito é o laudo pericial. Logo, a assertiva "c" é a correta.
Lembrando apenas que o psicólogo assistente técnico elabora um parecer crítico;
Quem escolheu a busca não pode recusar a travessia - Guimarães Rosa
Gabarito: C
-
Nesse questão na minha opinião o que se aplica a questão e o parecer pois visa esclarecer uma dúvida do juíz. Mais acetiva e o laudo mais entender.
-
Amanda de Deus se olhar por esse lado realmente gera dúvidas, mas ao notar que somente o atestado e o laudo decorrem de avaliação psicológica, fica mais fácil encontrar a resposta correta. Por se tratar de uma solicitação judicial, chegamos a resposta correta: laudo pericial
-
Eu fiz essa prova e o gabarito preliminar foi PARECER, depois entraram com recurso alegando que parecer não é fruto de avaliação psicológica e a banca MODIFICOU o gabarito e considerou como laudo.