SóProvas


ID
271111
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PREVIC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Segurança da Informação
Assuntos

Acerca da definição, implantação e gestão de políticas de segurança
e auditoria, julgue os itens subsequentes.

Uma política de segurança eficaz parte da premissa do uso efetivo de um conjunto de ferramentas de segurança, como firewalls, sistemas de detecção de intrusos, validadores de senha e criptografia forte.

Alternativas
Comentários
  • Pessoal, atenção! Notem que os concursos estão atualmente voltando suas questões para Gestão de TI.
    Essa idéia de sair comprando ferramentas sem planejamento só existe na cabeça de Analistas pouco experientes.
    É isso que o governo não quer: gastos injustificados.

    A questão está cobrando isso de nós: a política parte da premissa de um plano de segurança definido, aceito, divulgado, etc etc etc
    Depooooooiiiiss pensamos em ferramentas E treinamentos para execução de nossas políticas definidas.
  • A questão esta errada pois a premissa é tratar o fator pessoal que é o elo de segurança mais frágil.  Então a politica de segurança enfatiza muito não só criar uma politica mas tambem dissemina-la para toda organização. Destaca cuidados que o usuário deve ter para com uso de senhas e recursos.

    A maior parte dos ataques a organização são internos e não externos.
  • A Política de Segurança da Informação deve ser um documento formalizado pela empresa em que esta declara a sua responsabilidade na proteção de suas informações ou das informações que estejam sob sua guarda, que deve ser de conhecimento e que deve ser cumprida por todos os seus funcionários, ou terceiros que a estas informações tenham acesso devido a natureza de sua prestação de serviço.
    Nela devem vir diretrizes a serem seguidas, obrigações referentes à segurança da informação. Deve ser aprovada pelo alto escalão da organização.

    Não se fala em mecanismos diretamente na política, que deve ser um assunto tratado pelos responsáveis pela TI para que esses mecanismos atendam o que está estabelecido na Política de Segurança da Informação.
  • Política de segurança consiste num conjunto formal de regras que devem ser seguidas pelos utilizadores dos recursos de uma organização. 

    O documento que define a política de segurança deve deixar de fora todos os aspectos técnicos de implementação dos mecanismos de segurança, pois essa implementação pode variar ao longo do tempo. Deve ser também um documento de fácil leitura e compreensão, além de resumido.
  • Complemento.

    Segundo Nakamura(2010,p.189),"Assim, a política de segurança trata dos aspectos humanos,culturais e tecnológicos de uma organização,levando também em consideração os processos e os negócios,além da legislação local."

    Segundo Nakamura(2010,p.193),"Assim, a política de segurança NÃO deve conter detalhes técnicos específicos de mecanismos a serem utilizados ou procedimentos que devem ser adotados por indivíduos particulares,mas, sim,regras gerais e estruturais que se aplicam ao contexto de toda a organização."

    Bibliografia:

    SEGURANÇA DE REDES EM AMBIENTES COOPERATIVOS-2010-NAKAMURA

  • Política de segurança é o conjunto de REGRAS que devem ser seguidas pelos usuários. Não é o conjunto de ferramentas.

    As ferramentas citadas são usadas para segurança (firewalls, IDS, validadores de senha e criptografia), porém não constituem a política de segurança, mas sim o sistema/mecanismos de segurança.

  • Só aceita que dói menos!