-
Jogada da QUADRIX é a concordância, cuidado.
-
A linguagem de correspondências oficiais não deveria ser clara e sem termos técnicos?
-
A LINGUAGEM DE CORRESPONDÊNCIAS OFICIAS DEVE EVITAR TERMOS TÉCNICOS, O QUE NAO QUER DIZER QUE NÃO POSSA UTILIZAR...
-
Gab. Certo
-
Eu errei a questão...
Pra mim "até 22 de junho de 2018" é adjunto adverbial de tempo e deveria estar entre vírgulas.
Impreterível é o mesmo que indispensável. Ora, qual palavra é mais comum em nosso dia a dia? Será que todos sabem o que significa impreterível??
-
Errei. Achei "impreterivelmente" desnecessário.
-
achei mais estranho a leitura do "requer-se que..."
-
Se a leitura está estranha tá tudo errado; a clareza, com certeza, foi pro saco. Coisa simples; O Examinador só não quis dar a questão de graça e inventou uma estrutura gramaticalmente correta; Mas isso não significa que está claro. Uma construção como "As informações ora solicitadas devem prestadas a esta Comissão de Ética até 22 de junho de 2018, impreterivelmente." ficaria muito melhor.
-
Eu não entendi e indiquei para comentário :)
-
Onde está o termo técnico, não consegui enxergar...
-
Esse "Impreterivelmente" ta de sacanagem.
Se o remetente for de cargo comissionado ta na rua no outro dia, se for efetivo leva um gancho ( suspensão )
Esse gabarito aí sei não viu...
-
Impreterivelmente é um advérbio de modo. Como ele foi colocado no final da oração, ele deve ser isolado com vírgula, sempre! rs
-
Saudades Clareza. Mas, OK!
-
Achei que "ora solicitadas" deveria vir entre vírgulas...
-
Devemos julgar se a construção está de acordo com os padrões estabelecidos nos Manuais de Redação Oficial. O período apresentado não contém erros gramaticais nem incoerência semântica. A oração "Requer-se" está correta quanto à concordância, pois está seguida de sujeito oracional. O segmento "ora solicitadas" poderia estar entre vírgulas, mas a ausência destas não implica erro. A vírgula que antecede o advérbio "impreterivelmente" também é opcional.
A construção está, portanto, correta.
-
Gabarito Correto
Gente, cuidado com o comentário da Fernanda Felipe, não sei da onde ela tirou que "Como o adverbio foi colocado no final da oração, ele deve ser isolado com vírgula, sempre!", essa informação está errada.
As orações que estão na ordem direta apresentam a seguinte sequência: SUJEITO -> VERBO -> COMPLEMENTO (Objeto direto ou indireto) -> ADJUNTO ADVERBIAL.
A vírgula que antecede o advérbio "impreterivelmente" é opcional.
Obs: Se o período de pequeno porte está construído na ordem direta, não há necessidade da vírgula; embora ela possa ser colocada se quisermos enfatizar a circunstância por ele expressa. Em outros casos, ela é conveniente em benefício da clareza.
Normalmente, não gosto de comentar por aqui os comentários errados, prefiro avisar por mensagem, para que arrumem, mas pelo jeito ela já não usa mais o Qc. Vi que têm 15 curtidas no comentário dela, ou seja, 15 pessoas que estão aprendendo errado, o que não é o objetivo dos comentários daqui.
Em relação ao "Requer-se" está correto, pois se trata de sujeito oracional, então o verbo fica no singular: Requer-se ISSO.
Erros, avisem-me no privado, por favor.
Tudo posso Naquele que me fortalece!
-
achei que o uso de advérbios e adjetivos gerassem pessoalidade...
-
achei que o uso de advérbios e adjetivos gerassem pessoalidade...