SóProvas


ID
2711206
Banca
Quadrix
Órgão
CRM-DF
Ano
2018
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

A diretora-gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI), Christine Lagarde, reafirmou a aceleração do crescimento econômico mundial para 2018, mas alertou para três riscos de curto prazo na sessão final do Fórum Econômico Mundial, em Davos, na Suíça.


Internet: <www.valor.com.br> (com adaptações).

Tendo o texto acima apenas como referência inicial, julgue o item.


O Fórum Econômico Mundial nasceu como uma modesta reunião de executivos, tornando-se atualmente um encontro de líderes mundiais em diversas áreas.

Alternativas
Comentários
  • Fundo Monetário Internacional (FMI) é uma organização internacional que resultou da Conferência de Bretton Woods (1944). Concebida no final da Segunda Guerra Mundial, seus idealizadores tinham por objetivo construir um arcabouço para cooperação que evitasse a repetição das políticas econômicas que levaram à Grande Depressão dos anos 1930 e ao conflito global que se seguiu.

    Os objetivos declarados da organização são promover a cooperação econômica internacional, o comércio internacional, o emprego e a estabilidade cambial, inclusive mediante a disponibilização de recursos financeiros para os países membros para ajudar no equilíbrio de suas balanças de pagamentos.

     

    Fonte: http://www.itamaraty.gov.br/pt-BR/politica-externa/diplomacia-economica-comercial-e-financeira/119-fundo-monetario-internacional

  • Gab: Certo

     

  • Em 1971, Klaus M. Schwab, Professor de política de empresarial na Universidade de Genebra, convidou 444 executivos de empresas da Europa Ocidental para o primeiro Simpósio Europeu de Gestão realizado no Centro de Convenções de Davos que havia sido recentemente construído. Sob o patrocínio da Comissão Europeia e das associações industriais europeias, Schwab tinha o objetivo de introduzir as empresas europeias nas práticas de gestão dos EUA. Ele então fundou o Fórum de Gestão Europeu, uma organização sem fins lucrativos localizada em Genebra, convocando todos os meses de janeiro anualmente, líderes empresariais europeus para Davos.

    Schwab desenvolveu a teoria dos abordagem "stakeholder" de gestão, baseada no sucesso corporativo de gestores levando em considerações todos os interesses: não apenas de acionistas, clientes e consumidores, mas também colaboradores e as comunidades onde a empresa está situada, incluindo governos. Eventos em 1973, como o colapso do mecanismo de taxa de câmbio fixo de Bretton Woods e a Guerra Árabe-Israelense levaram a reunião anual a expandir seu foco de questões ligadas a gestão para temas econômicos e sociais. Assim, líderes políticos foram convidados pela primeira vez para Davos em janeiro de 1974.

    O nome do Fórum de Gestão Europeu foi alterado para World Economic Forum (FEM) em 1987 e ampliou sua visão para fornecer uma plataforma para resolver conflitos internacionais. Diversos líderes políticos já utilizaram a reunião de Davos como uma plataforma neutra para resolver suas diferenças. A "Declaração de Davos" foi assinada em 1988 pela Grécia e Turquia que estavam prestes a entrar em guerra. Em 1992, o Presidente Sul-Africano, Frederik Willem de Klerk se reuniu com Nelson Mandela e o Chefe Mangosuthu Buthelezi durante a Reunião Anual, para sua primeira aparição conjunta fora da África do Sul. Durante a Reunião Anual de 1994, o Ministro de relações exteriores Israelense, Shimon Peres e o Líder da OLP, Yasser Arafat chegaram a um acordo sobre Gaza e Jericó. Em 2008, Bill Gates foi o orador principal em uma palestra sobre o ‘Capitalismo Criativo‘ a forma de capitalismo que funciona tanto para gerar lucro, como para resolver injustiças no mundo, usando as forças do mercado para suprir melhor as necessidades dos pobres.

    Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/F%C3%B3rum_Econ%C3%B4mico_Mundial

  • Vale destacar aos colegas que o Fórum Econômico Mundial não é a mesma coisa que Fundo Monetário Internacional.


    "O Fórum é mais conhecido por sua Reunião Anual em Davos-Klosters . Ao longo dos anos, inúmeros líderes empresariais, governamentais e da sociedade civil foram até os altos Alpes para considerar os principais problemas globais da época e pensar em soluções para enfrentar esses desafios.
    (...)
    O professor Klaus Schwab fundou o que foi originalmente chamado de European Management Forum, como uma fundação sem fins lucrativos com sede em Genebra, na Suíça. Ela atraiu líderes empresariais da Europa e de outros países para Davos para uma reunião anual em janeiro.
    (...)
    Em 1987, o Fórum Europeu de Gestão tornou-se o Fórum Econômico Mundial e buscou ampliar sua visão para incluir o fornecimento de uma plataforma para o diálogo. Os marcos do Encontro Anual do Fórum Econômico Mundial durante este período incluem a Declaração de Davos, assinada em 1988 pela Grécia e Turquia, que os fez se afastar da guerra, enquanto em 1989, a Coréia do Norte e do Sul realizaram suas primeiras reuniões ministeriais em Davos. No mesmo encontro, o primeiro-ministro da Alemanha Oriental, Hans Modrow, e o chanceler alemão, Helmut Kohl, reuniram-se para discutir a reunificação alemã. Em 1992, o presidente sul-africano de Klerk encontrou Nelson Mandela e o chefe Mangosuthu Buthelezi na Reunião Anual, sua primeira aparição conjunta fora da África do Sul e um marco na transição política do país.

    Em 2015, o Fórum foi formalmente reconhecido como uma organização internacional. Está agora na próxima fase de sua jornada como a plataforma global de cooperação público-privada."

    Fonte: World Economic Forum - Fórum Econômico Mundial
    https://www.weforum.org/about/history

  • Também conhecido como Fórum de Davos (comuna suíça em que ocorre), o FEM (Fórum Econômico Mundial) é uma fundação sem fins lucrativos que promove encontros anuais (assembleias anuais) entre líderes políticos, economistas, jornalistas e intelectuais de diversos países do mundo(...)

    Principais temas abordados nas reuniões anuais do Fórum de Davos:

     

    - Desenvolvimento econômico e problemas da economia mundial.
     

    - Comércio Exterior.
     

    - Inclusão Social.
     

    - Desenvolvimento Sustentável.
     

    - Responsabilidade Social.
     

    - Concentração de renda e desigualdade.
     

    - Inovação, colaboração e criatividade.
     

    - Transformações sociais e econômicas.
     

    - Nova Ordem Mundial.
     

    - Educação.