SóProvas


ID
2711272
Banca
Quadrix
Órgão
CRM-DF
Ano
2018
Provas
Disciplina
Ética na Administração Pública
Assuntos

CFM define regras para aborto de anencéfalo

Após diagnóstico, feito a partir da 12.ª semana de gravidez, dois médicos devem assinar laudo e anexar fotos que comprovem a falta de cérebro

MARIÂNGELA GALLUCCI / BRASÍLIA, O Estado de S. Paulo
15 de maio de 2012 | 3h07

    Pouco mais de um mês após o Supremo Tribunal Federal (STF) ter concluído que a interrupção de gestações de anencéfalos não é crime, entrou em vigor uma resolução do Conselho Federal de Medicina (CFM) disciplinando o processo de diagnóstico da anomalia e definindo as regras dos procedimentos.
    Pela resolução, publicada no Diário Oficial da União, o diagnóstico da anencefalia deve ser feito a partir da 12.ª semana de gravidez por meio de um exame de ultrassom. Duas fotografias demonstrando a ausência da calota craniana devem ser anexadas ao laudo, que precisará ser assinado por dois médicos.
    A resolução não obriga a mulher a interromper a gestação. O médico também não é obrigado a fazer o procedimento. Há um dispositivo no Código de Ética da categoria que assegura ao médico o direito de exercer a profissão com autonomia, não sendo obrigado a prestar serviço que contrarie sua consciência. Nesses casos, outro profissional fará a antecipação do parto.

Internet: <www.estadao.com.br> (com adaptações).

Com base no texto, julgue o item acerca de ética e moral.


A ponderação de valores entre a vida e a saúde física e mental da mãe importa em uma discussão que ultrapassa o limite do jurídico (crime de aborto) e ingressa na discussão sobre os valores morais de cada um.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Certo

    A moral se refere às regras de conduta que são aplicados à determinado grupo, em determinada cultura. 

  • Essa prova teve questões difíceis sobre ética e moral.

  • CORRETA. A questão hipotetisa que: havendo o risco à vida da mãe, a gravidez poderia ser interrompida, e gerar discurssão sobre o tipificado crime de aborto, expondo critérios de moral individual de cada um, sim, poderia! 

  • Ranyere, acredito que, quando a assertiva trata da vida, está se referindo à do feto, e não à da mãe. A saúde mental poderia ser prejudicada no caso de gravidez por estupro.

    Questões genéricas tendem a estar certas.

  • Certo.

     A questão hipotetisa que: havendo o risco à vida da mãe, a gravidez poderia ser interrompida, e gerar discurssão sobre o tipificado crime de aborto, expondo critérios de moral individual de cada um, sim, poderia! 

  • Essas questões de ética da Quadrix, embora a banca inicie o comando da questão com: Com base no texto.... as respostas quase sempre caem em interpretação textual, ou seja, não devemos ficar presos unicamente ao que de fato está escrito no texto, mas sim em suas implicações extratextuais.