SORO ANTICROTÁLICO
O soro anticrotálico é uma solução de imunoglobulinas específicas purificadas, obtidas de soro de eqüinos hiperimunizados, com venenos de serpentes do gênero Crotalus.
INDICAÇÕES
Para o tratamento de envenenamento provocado pelas picadas de serpentes do gênero Crotalus (cascavel). A sua utilização se impõe, mesmo quando são esperadas reações adversas, com os cuidados recomendados para tais eventualidades.
NOTA: NÃO É INDICADO nos acidentes causados por jararaca, jararacuçu, urutu, cotiara, coral ou surucucu.
CARACTERIZAÇÃO DOS ACIDENTES CROTÁLICOS
Cerca de 10% dos acidentes ofídicos ocorridos no Brasil são causados por serpentes do gênero Crotallus. As manifestações no local da picada, quando presentes, são discretas e caracterizam-se por edema leve e parestesia. As manifestações sistêmicas do envenenamento caracterizando-se por:
queda das pálpebras (ptose palpebral) e paralisia da musculatura facial (fácies neurotóxico ou miastênico);
distúrbios oculares, como: turvação visual, visão dupla (diplopia), alteração do diâmetro pupilar (midríase ou miose), fotobia, dificuldade de movimentação do globo ocular (oftalmoplegia);
paralisia dos músculos respiratórios, que pode evolui para insuficiência respiratória;
dores musculares generalizadas;
escurecimento da urina (mioglobinúria), que pode evoluir para insuficiência renal aguda (IRA);
sangramentos espontâneos (gengivas, pele) e alteração da coagulação sangüínea.
TRATAMENTO
Aplicar o soro específico, em doses adequadas, o mais precocemente possível.
SORO ANTILONÔMICO
imunoglobulina heteróloga contra veneno da lagarta Lonomia obliqua: 0,35 mg/mL
Este produto é indicado nos casos de acidentes causados por veneno de Lonomia, que ocorrem através de compressão com as cerdas das lagartas.
Fontes: http://www.vacinas.org.br/vacinas24.htm
http://www.anvisa.gov.br/datavisa/fila_bula/frmVisualizarBula.asp?pNuTransacao=13936692016&pIdAnexo=3174745
Com Deus Venceremos!!!
*QUESTÃO POLÊMICA*
O cerne da questão foi afirmar que os soros, no caso anticrotálico e antilonômico, são IMUNOGLOBULINAS. De fato, são: Trata-se de imunoglobulinas heterólogas, isto é, de origem animal. Entretanto, eles são designados como SOROS. Geralmente provêm de soro de cavalo e são empregados na neutralização das toxinas do botulismo, raiva, difteria e de venenos de cobras, escorpiões e aranhas. Os soros são mais frequentemente associados a reações de hipersensibilidade.
Já as imunoglobulinas designadas como IMUNOGLOBULINAS são os anticorpos obtidos de origem animal. São imunoglobulinas homólogas. As imunoglobulinas do PNI são: imunoglobulina anti-hepatite B(iGhB), imunoglobulina antirrábica (iGRh), imunoglobulina antitetânica (iGTh) e imunoglobulina antivaricela zoster (iGVZ).
FONTES:
http://portalarquivos2.saude.gov.br/images/pdf/2017/dezembro/15/rede_frio_2017_web_VF.pdf
http://www.fcav.unesp.br/Home/departamentos/patologia/HELIOJOSEMONTASSIER/anticorpos--imunoglobulinas.pdf