SóProvas


ID
2713153
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
TRT - 1ª REGIÃO (RJ)
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Adulto de 25 anos, com quadro psicótico, relata que os seus pensamentos foram removidos por uma força externa e que pensamentos estranhos foram colocados na sua mente. A alteração descrita é definida como

Alternativas
Comentários
  • Delírio, ou delirium, é uma alteração multifatorial e constantemente não diagnosticada, fazendo com que os pacientes não recebam o tratamento adequado. Ele é caracterizado como uma perturbação grave na capacidade mental de uma pessoa, o que resulta em uma diminuição da consciência (inclusive do ambiente em que ela está) e pensamento confuso. Normalmente o seu aparecimento é repentino.

     

    https://www.minhavida.com.br/saude/temas/delirio

  • DELÍRIO: vivências delirantes primárias têm alguns traços em comum:

     

    São extravagantes, bizarras. Constituem uma espécie de rasgo ou de ruptura no sentido: é como se a terra firme das significações partilhadas nas quais todos nós caminhamos vacilasse, ou começasse a abrir-se em fendas.

     São uma espécie de mensagens endereçadas ao sujeito, em que algo ou alguém quer dizer alguma coisa a ele.

     Tornam o paciente perplexo, pois são estranhas também para ele: não sabe por que é assim, só sabe que é assim.

     Sente-se também visado: é o destinatário de uma mensagem, que deve decifrar como puder.

     Esta situação é propícia para a instalação das chamadas “idéias de perseguição”: querem alguma coisa dele, estão atrás dele, e assim por diante.

     

    http://psiquiatriabh.com.br/wp/wp-content/uploads/2015/01/Linha-guia-de-saude-mental.pdf

  • Delírio x Alucinação :  Ocorrem pela auteração da dopamina no cérebro.

    Alucinação: Faz parte das alterações nas percepções como : audição, paladar e tato. Se o paciente esquizofrênico relata ver algo que não condiz com a realidade, pode-se considerar um sintoma psicótico; paciente relata ouvir vozes, ou sentir cheiros, sabores ou sentir bichos entrando na pele, etc. 

    Delírio: Tem a ver com as crenças. Pacientes acreditam em coisas que não condizem com a realidade. Ex: paciente relata persseguição da máfia e então o paciente age com desconfiança e grampeia o telefone do alvo de sua desconfiança imaginária.