Gabarito letra E, a transmissão ocorre pela ingestão de cistos em alimentos e água contaminados com fezes. Corrigindo as demais:
a) medidas preventivas – a infecção é prevenida evitando-se ingerir água ou alimentos que possam estar contaminados com as fezes; educação sanitária desempenha um importante papel na prevenção da doença; a água proveniente de abastecimentos públicos localizados em áreas de risco devem ser filtradas.
b) achados clínicos: quadro de diarréia crônica, esteatorréia, cólicas abdominais, sensação de distensão, podendo levar a perda de peso e desidratação. Pode haver má absorção de gordura e de vitaminas lipossolúveis.
c) e d) A infecção é intestinal. Normalmente não há invasão extraintestinal, porém, às vezes, os trofozoítos migram pelos condutos biliares ou pancreáticos e ocasionam inflamações
FONTE: http://www.saude.sp.gov.br/resources/cve-centro-de-vigilancia-epidemiologica/areas-de-vigilancia/doencas-transmitidas-por-agua-e-alimentos/doc/parasitas/giardiase.pdf
Transmissão
A transmissão da giardíase é via feco-oral. Aingestão de cistos de giardia liberados nas fezes em contato com a boca causará a contaminação. Exemplos:
Ingestão de água sem tratamento ou deficientemente tratadas (só com cloro);
Alimentos contaminados(verduras cruas e mal lavadas), sendo que estes podem ser contaminados por cistos veiculados por moscas e baratas;
De pessoa a pessoa, através de mãos contaminadas;
Através de sexo anal;
Animais domésticos contaminados com Giardia de morfologia semelhante a humana.
Sintomas
A maioria das infecções por G. lamblia é assintomática,ou seja, não apresenta sintomas.
Os casos sintomáticos dependem de fatores não bem conhecidos e estão relacionados com a cepa e o número de cistos ingeridos, deficiência imunitária do paciente e principalmente por baixa acidez no suco gástrico (acloria).
A forma aguda se apresenta como uma diarréia do tipo aquosa, explosiva, de odor fétido, acompanhada de gases, com distensão e dores abdominais.
Essa forma aguda dura poucos dias e seus sintomas iniciais podem ser confundidos com diarréias virais e bacterianas.
Ela se resolve espontaneamente e os parasitos podem desaparecer das fezes.
Após o desenvolvimento da imunidade, há uma regressão dos sintomas, podendo alguns pacientes se tornarem portadores assintomáticos.
Na giardíase crônica, os sintomas mais comuns são : fezes pastosas, esteatorreia (fezes gordurosas e com forte odor), perda de peso, cansaço, depressão.
O paciente com giardíase apresenta dificuldade em digerir gorduras, carboidratos e vitaminas. Até 40%dos pacientes desenvolvem intolerância a lactose.
http://enfermagemnaparasitologia.blogspot.com/2013/03/giardiase.html