-
PROCESSAMENTO DE ROUPAS
O processamento da roupa com qualidade é fundamental para o bom funcionamento do serviço de saúde2 e deve ser efetuado de forma com que a roupa e todas as etapas do seu processamento não representem veículo de contaminação, eventos adversos ou qualquer outro dano aos usuários, trabalhadores e ambiente.
http://www.anvisa.gov.br/servicosaude/manuais/processamento_roupas.pdf
-
Gabarito letra D. Corrigindo as demais:
a) A vestimenta de trabalho deve ser fornecida sem ônus para o empregado.
b) Empregador deve vedar: (...) consumo de alimentos e bebidas nos postos de trabalho, guarda de alimentos em locais indevidos, uso de calçados abertos, uso indevido de pias de trabalho, ato de fumar, uso de adornos e manuseio de lentes de contato nos postos de trabalho.
c) Os trabalhadores não devem deixar o local de trabalho com os equipamentos de proteção individual e as vestimentas usadas em suas atividades.
e) A higienização das vestimentas utilizadas nos centros cirúrgicos e obstétricos, serviços de tratamento intensivo, unidades de pacientes com doenças infectocontagiosas e quando houver contato direto da vestimenta com material orgânico, deve ser da responsabilidade do empregador.
FONTE: PORTARIA N. 485/2005 NR 32- SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO EM SERVIÇO DE SAÚDE
-
> Todos trabalhadores com possibilidade de exposição a agentes biológicos devem utilizar vestimenta de trabalho adequada e em condições de conforto. Essa vestimenta deverá ser fornecida para o empregado e posteriormente ser descontada em folha de pagamento.
> O empregador deve autorizar o consumo de alimentos e bebidas nos postos de trabalho para empregados que têm dificuldade em fazer as refeições em seus domicílios.
> Os trabalhadores poderão deixar o local de trabalho com as vestimentas utilizadas em suas atividades laborais.
> O empregador deve providenciar locais apropriados para o fornecimento de vestimentas limpas e para a deposição das usadas.
> A higienização das vestimentas utilizadas nos centros obstétricos são de responsabilidade do empregado, desde que essas vestimentas sejam embaladas e higienizadas de forma correta.