-
CORRETA LETRA D!
Quanto à alternativa "E" temos que a criminologia é uma ciência do “ser”, empírica, na medida em que seu objeto (crime, criminoso, vítima e controle social) é visível no mundo real e não no mundo dos valores, como ocorre com o direito, que é uma ciência do “dever-ser”, portanto normativa e valorativa.
FONTE: ciclosR3
-
"A criminologia geral consiste na sistematização, comparação e classificação dos resultados obtidos no âmbito das ciências criminais acerca do crime, criminoso, vítima, controle social e criminalidade.
A criminologia clínica consiste na aplicação dos conhecimentos teóricos daquela para o tratamento dos criminosos. Por derradeiro, ensina-se que a criminologia pode ser dividida em: criminologia científica (conceitos e métodos sobre a criminalidade, o crime e o criminoso, além da vítima e da justiça penal); criminologia aplicada (abrange a porção científica e a prática dos operadores do direito); criminologia acadêmica (sistematização de princípios para fins pedagógicos); criminologia analítica (verificação do cumprimento do papel das ciências criminais e da política criminal) e criminologia crítica ou radical (negação do capitalismo e apresentação do delin- quente como vítima da sociedade, tem no marxismo suas bases).
Hoje em dia fala- se ainda em criminologia cultural, como sendo aquela que se preocupa com as relações e interações do homem na sociedade de consumo, que se utiliza da mídia para projetar suas diretrizes, de modo que a propaganda, o marketing e o contexto cultural poderiam contribuir para a mitigação do problema da criminalidade."
(- Fonte: Manual Esquemático de Criminologia, Editora Saraiva, 6ª Edição, Página 27, Professor Nestor Sampaio, PENTEADO FILHO.)
-
Criminologia é ser; Direito Penal é dever ser
Abraços
-
Lendo o “Os cravos do Holocausto” lembrei da Teoria da Anomia de Robert Merton e Talcott Parsons - principal expoente Durkhein. Para esta teoria o crime é um fenômeno natural, porquanto a sociedade impõe objetivos e metas INALCANÇÁVEIS para a maioria da população (casa, carros, viagens, sucesso, poder, status), e como tais metas são inatingíveis, a dissociação entre os objetivos e os instrumentos para seu alcance geraria ANOMIA, que seria uma situação de renúncia ás normas sociais, isto é, o individuo pelos métodos “tradicionais” estudo/trabalho não consegue atingir determinados objetivos, então ele renuncia esses meios, e parte para meios ilícitos.
(...)
Sequestramos menos que o mercador na áfrica
Carbonizamos menos que as fogueiras sagradas
Roubamos menos que os clientes dos carros fortes
Não temos 1 dos homicídios do esquadrão da morte
Na lista dos maiores ditadores da terra
Não li o nome saindo dos becos na favela
Pode quebrar nosso sigilo bancário
Não tem fortuna feita com câncer e feto mal formado
Não respondemos pelos crimes da indústria tabagista
Farmacêutica, alcoólica, televisiva e armamentista
Ocupamos os bondes dos 157 em transferência
Porque não fomos convidados pra feira de ciência
Pela indução diária a trilha dos para-fal
Em vez de pena merecíamos perdão judicial
É hediondo por no rol dos re-educandos
Que foram expulsos dos livros de formando
Somos os menos responsáveis pelos corpos no tambor
Repletos de cal pra afastar farejador
Não fomos nós que colocamos a barbárie no dicionário
Nem as negociações pra rendição no vocabulário
Antes de enforcarmos com cinto de segurança
Já tinham feito check-in pra dubai via carne humana
Antes do masp ficar sem portinari e picasso
Já tinham nos feito chamar de lar um pedaço da plástico
(...)
Numa evolução correta era nós de cherokee
E os insetos da burguesia com a massa de polir
Quando não exercitamos nossa alto-estima
A escória nos equipara a chave-inglesa e bobina
Também me senti inferior olhando vitrine
Namorando os bagulho que só podia ter no crime
Mudei quando vi a trama dos reis do camarote
Que brindam nossa morte com cristal e sairoque
Que são imunes a processo e ação de polícia
Mas não a munição gangster da minha rima
Deixei de beber no cálice da submissão
Pra ser ativistas que ataca saddams com mic na mão
Que tem coragem pra desejar primaveras árabes
E temporadas de facões pra tiranos covardes
Que tem coragem pra afirmar que os cravos do holocausto
Comparados a playboys são bebês no berçários
-
PARA-FAL = fuzil de calibre 7,62mm M964A1, o ParaFAL, é uma versão do fuzil M964, a diferença que é mais leve.
Sempre em frente, sempre ENFRENTE!
-
Questão Mais doida!
-
a )as situações de perdão judicial são vedadas às análises criminológicas. A CRMINOLOGIA PODE SIM ANALISAR PERSÃO JUDICIAL, POIS UM DE SEUS OBEJTOS É O DELITO E O DELINQUENTE.
b) a criminologia é uma matéria jurídica que veda reflexões teóricas sobre as realidades fáticas ou as narrativas artísticas. CRMINOLOGIA É UMA CIÊNCIA EMPÍRICA
c) a identificação da autoria do crime, o isolamento do local do fato e a realização das perícias são abordagens exclusivas da criminologia. SÃO ABORDADOS PELA NORMA PENAL
d) a reflexão suscitada é uma das funções da criminologia. GABARITO
e) a criminologia se ocupa do “dever ser” e, por isso, representações sociais (como expressões artísticas) devem ser excluídas de qualquer estudo. CRIMINOLIGIA É CIÊNCIA DO SER.
-
GABARITO D
Complemento.
1) Conceito de Criminologia: É uma ciência EMPÍRICA e INTERDISCIPLINAR, que se ocupa do estudo do CRIME, da pessoa do INFRATOR, da VÍTIMA e do CONTROLE SOCIAL do comportamento delitivo, e que trata de subministrar uma solução válida, constatada, sobre a gênese, dinâmica e variáveis principais do crime – contemplando este como problema individual e como problema social, assim como os programas de prevenção eficaz do mesmo e técnicas de intervenção positiva no homem delinquente e nos diversos modelos ou respostas ao delito.
2) A Criminologia é uma ciência empírica e interdisciplinar, fática do “ser” (busca observar cada conduta de infração da lei penal como fenômeno humano, biopsicossocial); o Direito Penal é uma ciência jurídica, cultural e normativa, do “dever ser”.
3) A criminologia se utiliza dos métodos biológico e sociológico, como ciência empírica e experimental que é. A criminologia utiliza-se da metodologia experimental, naturalística e indutiva para estudar o delinquente.
4) A Criminologia ocupa-se com a pesquisa científica do fenômeno criminal — suas causas, características, sua prevenção e o controle de sua incidência —, sendo uma ciência causal-explicativa do delito como fenômeno social e individual.
5) Segundo a doutrina dominante, a criminologia é uma ciência aplicada que se subdivide em dois ramos: a criminologia geral que consiste na sistematização, comparação e classificação dos resultados obtidos no âmbito das ciências criminais acerca do seu objeto; e a criminologia clínica (micro criminologia) que consiste na aplicação dos conhecimentos teóricos daquela para o tratamento dos criminosos.
Para haver progresso, tem que existir ordem.
DEUS SALVE O BRASIL.
WhatsApp: (061) 99125-8039
Instagram: CVFVitório
-
Questão muito tranquila!!!
Vou passar um dica para quem errou.
* O Direito Penal ocupa-se do CRIME enquanto NORMA - DEVER SER;
* A Criminologia ocupa-se do CRIME enquanto FATO - CIÊNCIA DO SER;
* A Politica Criminal ocupa-se do CRIME enquanto VALOR.
Sabendo isso... já matava a questão.
Espero ter ajudado.
Postarei mais dicas de criminologia!!! Matéria muito tranquila, mas tem que ter atenção para não errar besteira.
Deus no comando!!!
IHUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUU
-
Defensoria <3
-
Só na Defensoria pra ter este tipo de questão! Amei
-
Deixo ver se entendi então o fato de alguém "não ter tido oportunidade", sempre pergunto se essa pessoa pra começar correu atras, justifica que ela roube ou mate outro ser humano, que não tem culpa nenhuma disso, e ao final essa pessoa ainda não quer ser punida por isso e deve perdoada??? Vocês não param pra refletir o quando doente é uma afirmação como a dessa questão. Uma coisa é estudar para passar outra é aceitar e defender as loucuras que certas ideologias e correntes proproe
-
Assertiva D
a reflexão suscitada é uma das funções da criminologia.
-
EU QUERO É DAR TIRO NESSES VAGABUNDOS QUE ADORAM O ARTIGO 157.
-
Criminologia===ciência do "SER"
Direito Penal===ciência do "DEVER SER"
-
“(...) Ocupamos os bondes dos 157 em transferência
Porque não fomos convidados pras feiras de ciência
Pela indução diária a trilha dos para-fal
Em vez de pena merecíamos perdão judicial.”
Subcultura Delinquente
-
DIREITO PENAL --> DEVER SER
CRIMINOLOGIA --> SER
-
Gabarito: D.
Questão sensacional!
Aos que estão chiando, sigam desconectados da realidade social em suas bolhas do privilégio.
-
ai como amo a criminologiaaaaaaaaaaaa
-
Eu acho que mereciam inclusive medalhas! O mundo n correspondeu as suas expectativas de vida, logo vc pode retribuir a outras pessoas todo o mal q vc pensa sofrer da ''sociedade''. É um belo argumento. Muito humanitário. Sensato. Inclusive com a vítima kkkkk
-
Zaffaroni (ZAFFARONI, 2001) ao dizer que “el poder punitivo siempre conservará su carácter irracional que deviene de su propia estrutura, de la carencia de utilidad y por otro la inevitable falla ética con que lo sella la selectividad” demonstra como o sistema penal é seletivo e pune de forma materialmente desigual os pobres.
Na América Latina, vivemos um processo degenerado de deshumanização dos indivíduos mestiços e pobres. Esses são atingidos pela seletividade do sistema penal. Aglomeram-se formando um casta social, cliente do sistema opressor das agências de controle social formal (polícia, etc). O professor Zaffaroni (ZAFFARONI, 2002),
-
A sorte que temos é dos concursos terem um bom grau de dificuldade para impedir incompetentes de serem aprovados.
Pessoas que não possuem o mínimo de capacidade para entender o contexto social fiquem longe da vida pública.
Imagine um juiz com mentalidade de dar ``tiros em vagabundos´´? Melhor será um juiz com mentalidade de Prevenção Primária, controle social informal, e quando necessária aplicando a pena com respeito aos princípios constitucionais.
Sorte nossa.
Desejo que todos os que possuem capacidade e equilíbrio emocional, ético e moral sejam aprovados.
-
Reflexão da música:
Condutas desviantes causadas pela convivência com o crime na comunidade.
Funções da criminologia:
explicar e prevenir o crime
Intervir na pessoa do delinquente
avaliar formas de resposta ao crime
Questão show!
Pra quem não entendeu tudo, bonde dos 157 são os caras do assalto e para-fal é um fuzil.
O rap além de trazer várias reflexões nessa sociedade complexa, salva em questão de criminologia! kk
Ouçam Djonga! É utilidade pública.