SóProvas


ID
2713699
Banca
VUNESP
Órgão
PC-SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Criminologia
Assuntos

Com relação ao método, é correto afirmar que a criminologia é uma ciência do

Alternativas
Comentários
  • b) ser, empírica (observação da realidade), que se vale do método indutivo, utilizando-se de métodos biológico e sociológico.

  • Para quem ficou em dúvida a respeito de "Teorética", significa Teoria. Concluimos que as alternativas A, D e E estão equivocadas, pois a Criminologia não abrange teorias mas sim é EMPÍRICA, analisando a realidade e como as coisas funcionam, quando estão indo bem, ou não. 

    - que a sorte sempre esteja a seu favor.

  • CRIMINOLOGIA: (nomenclatura utilizada pela primeira vez por TOPINARD, depois foi difundida por GAROFALO.)

    -Empírica

    -Interdisciplinar

    -Experimental

    -Indutiva (parte de uma situação particular para uma geral)

    -Ciência do ser

  • GABARITO B

     

    1)      CONCEITO DE CRIMINOLOGIA: É uma ciência EMPÍRICA e INTERDISCIPLINAR, que se ocupa do estudo do CRIME, da pessoa do INFRATOR, da VÍTIMA e do CONTROLE SOCIAL do comportamento delitivo, e que trata de subministrar uma solução válida, constatada, sobre a gênese, dinâmica e variáveis principais do crime – contemplando este como problema individual e como problema social, assim como os programas de prevenção eficaz do mesmo e técnicas de intervenção positiva no homem delinquente e nos diversos modelos ou respostas ao delito.

    2)      A Criminologia é uma ciência empírica e interdisciplinar, fática do “ser”; o Direito Penal é uma ciência jurídica, cultural e normativa, do “dever ser”.

    3)      A criminologia se utiliza dos métodos biológico e sociológico, como ciência empírica e experimental que é. A criminologia utiliza-se da metodologia experimental, naturalística e INDUTIVA para estudar o delinquente.

    4)      A Criminologia ocupa-se com a pesquisa científica do fenômeno criminal — suas causas, características, sua prevenção e o controle de sua incidência —, sendo uma ciência causal-explicativa do delito como fenômeno social e individual.

    5)      Segundo a doutrina dominante, a criminologia é uma ciência aplicada que se subdivide em dois ramos: a criminologia geral que consiste na sistematização, comparação e classificação dos resultados obtidos no âmbito das ciências criminais acerca do seu objeto; e a criminologia clínica (micro criminologia) que consiste na aplicação dos conhecimentos teóricos daquela para o tratamento dos criminosos.

     

    Para haver progresso, tem que existir ordem. 
    DEUS SALVE O BRASIL.
    WhatsApp: (061) 99125-8039
    Instagram: CVFVitório

     

  • GABARITO B

     

    A criminologia se utiliza dos métodos biológico e sociológico. Como ciência empírica e experimental que é, a criminologia utiliza-se da metodologia experimental, naturalística e indutiva para estudar o delinquente, não sendo suficiente, no entanto, para delimitar as causas da criminalidade. Por consequência disso, busca auxílio dos métodos estatísticos, históricos e sociológicos, além do biológico".

     

    Bons estudos.

  • Com relação ao método, é correto afirmar que a criminologia é uma ciência do

    B - CERTA - ser, empírica (observação da realidade), que se vale do método indutivo, utilizando-se de métodos biológico e sociológico.

  • Eis uma questão interessante que costuma causar confusão, isso porque muitos manuais tratam dos métodos da Criminologia de forma limitada. É importante reiterar que a criminologia utiliza-se dos métodos empírico/experimental, indutivo, por meio de métodos biológico e sociológico. Aproveitamos as considerações realizadas em questão anterior para apontar os erros das demais alternativas (você perceberá que os mesmos erros se repetem exaustivamente quando o assunto é Criminologia cobrada pela banca Vunesp, motivo pelo qual não será mais possível errar esse tema depois de estudar o presente material). Vale apenas acrescentar que a Criminologia não se vale de especulação como método, e sim por meio de experiência prática, observando casos concretos e chegando a uma conclusão coerente (apesar de ser passível de falhas, está longe de se limitar a mera especulação por possuir maior robustez de elementos e seriedade de análise).

    Resposta: B

  • Assertiva b

    ser, empírica (observação da realidade), que se vale do método indutivo, utilizando-se de métodos biológico e sociológico.

  • Assertiva b

    Os termos “teorética” e “especulativa” estão relacionados a teoria, teórico, de forma abstrata, não tendo relação com a Criminologia, a qual se vale de método empírico, ou seja, da observação da realidade concreta. Por se valer do método empírico, o objeto da Criminologia é o “ser”, não o “dever ser”, tal como ocorre no Direito Penal. Por partir da análise da realidade, a Criminologia se vale do método indutivo, valendo-se de métodos biológico e sociológico. 

  • Assertiva b

    Qualifica-se por ser ciência empírica de observação da realidade, que opera no mundo do ser, e emprega o método indutivo e experimental. Diferentemente do Direito Penal, ciência cultural que atua no plano do dever ser, por meio do método dedutivo.

  • Assertiva b

    ser, empírica (observação da realidade), que se vale do método indutivo, utilizando-se de métodos biológico e sociológico.

  • Assertiva b

    ser, empírica (observação da realidade), que se vale do método indutivo, utilizando-se de métodos biológico e sociológico.

  • Não desistam!

  • Fiquei na dúvida entre a B e a E.

  • GABARITO B

  • E) está errada, pois a Criminologia é não é uma ciência teorética ( conceitual e teórica), mas uma ciência empírica, utilizando-se de métodos biológicos e sociológicos.

  • Acredito que os candidatos erram esse tipo de questão por conta de não prestarem atenção ou nervosismo. Pois sabendo que a criminologia não é teórica e tampouco conceitual, já eliminaria 4 de 5 alternativas sem muita dificuldade.

  • Gab B

    Criminologia: Ciência empírica e interdisciplinar, que se ocupa do estudo do crime, da pessoa do infrator, da vítima e do controle social do comportamento delitivo, e que trata de subministrar uma informação válida, contrastada, sobre a gênese, dinâmica e variáveis principais do crime.

  • ALTERNATIVA B

    Outras duas questões ajudam a responder, vejam:

    A criminologia é uma ciência teorética que tem por objeto o estudo das ciências penais e processuais penais e seus reflexos no controle social, propondo soluções para redução da criminalidade. (E)

    A criminologia é uma ciência empírica (baseada na observação e na experiência) e interdisciplinar que tem por objeto de análise o crime, a personalidade do autor do comportamento delitivo, a vítima e o controle social das condutas criminosas. (C)

  • Gabarito: B

    A Criminologia utiliza o método empírico ou experimental e indutivo, cunhado pela Escola Positiva, para estudar seu objeto (crime, criminoso, vítima e controle social), partindo da análise dos fatos, da realidade, da prática, do mundo do ser, para a regra, com base no método biológico e sociológico (Empírico e Interdisciplinar).

  • Método da CRIMINOLOGIA (GAROFALO.)

    -Empírica (trabalha com a realidade)

    -Interdisciplinar (recebe influencia de diversas áreas)

    -Experimental (estuda fenômenos e causas da criminalidade)

    -Indutiva (parte de uma situação particular para uma geral)

    -Ciência do ser

    criminologia se utiliza dos métodos indutivos, biológico e sociológico.

    Como ciência empírica e experimental que é, a criminologia utiliza-se da metodologia experimental, naturalística e indutiva para estudar o delinquente, não sendo suficiente, no entanto, para delimitar as causas da criminalidade. Por consequência disso, busca auxílio dos métodos estatísticos, históricos e sociológicos, além do biológico".

  • PPDF 2022