-
Crime: Algo que ofende e desestabiliza a sociedade e a ordem da sociedade. A figura do crime sempre está atrelada a um comportamento humano antissocial e que desestabiliza a ordem pública.
Criminoso: Aquele que pratica o crime. A ideia de criminoso mudou com o passar dos tempos.
- Na Escola Clássica: O criminoso era um pecador.
- Na Escola Positivista: O criminoso era um doente, e era preciso tratar doença antes que se desenvolvesse.
- Na Escola Correcionalista: O criminoso era um incapaz e merecia um tratamento pedagógico e de piedade.
- Atualmente: O criminoso é uma pessoa normal. Qualquer pessoa pode cometer um crime.
Vítima ou ofendido: Aquele que é atingido pela prática do crime.
Obs.: A vítima pode influenciar ou direcionar a prática de um crime.
Controle Social: Responsável pela investigação e prevenção da prática do crime.
São as instituições responsáveis por impedir a prática de crime.
- Instituições Públicas: Polícia, Ministério Público, Juíz à Elementos formais, nasceram para isso.
- Família, sociedade, comunidades, mídia à Elementos informais para impedir a prática de crime.
-
c) crime, criminoso, vítima e controle social.
-
A criminologia é uma ciência do “ser”, empírica, na medida em que seu objeto
(crime, criminoso, vítima e controle social) é visível no mundo real e não no
mundo dos valores, como ocorre com o direito, que é uma ciência do “dever-
ser”, portanto normativa e valorativa.
-
GABARITO C
1) CONCEITO DE CRIMINOLOGIA: É uma ciência EMPÍRICA e INTERDISCIPLINAR, que se ocupa do estudo do CRIME, da pessoa do INFRATOR, da VÍTIMA e do CONTROLE SOCIAL do comportamento delitivo, e que trata de subministrar uma solução válida, constatada, sobre a gênese, dinâmica e variáveis principais do crime – contemplando este como problema individual e como problema social, assim como os programas de prevenção eficaz do mesmo e técnicas de intervenção positiva no homem delinquente e nos diversos modelos ou respostas ao delito.
2) A Criminologia é uma ciência empírica e interdisciplinar, fática do “ser”; o Direito Penal é uma ciência jurídica, cultural e normativa, do “dever ser”.
3) A criminologia se utiliza dos métodos biológico e sociológico, como ciência empírica e experimental que é. A criminologia utiliza-se da metodologia experimental, naturalística e INDUTIVA para estudar o delinquente.
4) A Criminologia ocupa-se com a pesquisa científica do fenômeno criminal — suas causas, características, sua prevenção e o controle de sua incidência —, sendo uma ciência causal-explicativa do delito como fenômeno social e individual.
5) Segundo a doutrina dominante, a criminologia é uma ciência aplicada que se subdivide em dois ramos: a criminologia geral que consiste na sistematização, comparação e classificação dos resultados obtidos no âmbito das ciências criminais acerca do seu objeto; e a criminologia clínica (micro criminologia) que consiste na aplicação dos conhecimentos teóricos daquela para o tratamento dos criminosos.
Para haver progresso, tem que existir ordem.
DEUS SALVE O BRASIL.
WhatsApp: (061) 99125-8039
Facebook: CVF Vitorio
-
"Atualmente o objeto da criminologia está dividido em quatro vertentes: delito, delinquente, vítima e controle social.
No que se refere ao delito, a criminologia tem toda uma atividade verificativa, que analisa a conduta antissocial, suas causas geradoras, o efetivo tratamento dado ao delinquente visando sua não reincidência, bem assim as falhas de sua profilaxia preventiva.
A criminologia moderna não pode se limitar à adoção do conceito jurídico-penal de delito, pois isso fulminaria sua independência e autonomia, transformando-se em mero instrumento de auxílio do sistema penal. De igual sorte, não aceita o conceito sociológico de crime como uma conduta desviada, que foge ao comportamento padrão de uma comunidade.
Assim, para a criminologia, o crime é um fenômeno social, comunitário e que se mostra como um “problema” maior, a exigir do pesquisador uma empatia para se aproximar dele e o entender em suas múltiplas facetas. Destarte, a relatividade do conceito de delito é patente na criminologia, que o observa como um problema social.
Não apenas o crime interessa à criminologia. O estudo do delinquente se mostra muito sério e importante".
Fonte: Penteado Filho, Nestor Sampaio Manual esquemático de criminologia / Nestor Sampaio Penteado Filho. – 2. ed. – São Paulo: Saraiva, 2012.
-
crime, criminoso, vítima e controle social.
-
Apesar do enunciado falar em vertentes, o que se espera é assinalar a alternativa que aponta corretamente os objetos de estudo da Criminologia. Trabalhamos de forma detalhada que a criminologia possui 4 objetos: crime/delito, criminoso/delinquente, vítima e controle social. As alternativas erradas espelham o padrão da banca eu lançar diversas figuras e órgãos completamente afastados da questão na tentativa de confundir o(a) candidato(a).
Resposta: C
-
Assertiva C
Objeto de estudo da criminologia é delito, o delinquente, a vítima e o controle social do delito. Cada um desses objetos recebe um conceito próprio.
O delito, para o direito penal, é considerado como ação ou omissão típica, ilícita e culpável
Já o conceito de criminoso pode ser dividido em perspectivas: para os clássicos, criminoso é uma pessoa que optou cometer o delito, embora pudesse e devesse obedecer a lei – tudo com base na ideia do livre arbítrio, e de que o mal causado pelo criminoso deveria ser punido de forma proporcional
O conceito de vítima não é fornecido por Shecaira, porém, por sua citação à Edgard de Moura Bittencourt, podemos considerar a vítima é a pessoa que sofre diretamente a ofensa ou ameaça ao bem tutelado pelo Direito.
Por fim, chegamos ao controle social do delito, o qual é definido como “o conjunto de mecanismos e sanções sociais que pretendem submeter o indivíduo aos modelos e normas comunitárias
-
Assertiva C
Pode-se conceituar criminologia a ciência empírica (baseada na realidade) e interdisciplinar (que congrega ensinamentos de sociologia, psicologia, filosofia, medicina e direito) que possui como objeto de estudo o crime, o criminoso, a vítima e o comportamento social.
-
Só complementando, para além do estudo do crime, da vítima, do criminoso e dos meios formais e informais de controle social, também se aponta como objeto da criminologia as formas de prevenção da criminalidade.
-
Conceito de Criminologia - é uma ciência empírica e interdisciplinar, que se preocupa com estudo do crime, do criminoso, da vítima e do comportamento da sociedade em relação a criminalidade (controle social).
-
Crime/delito, criminoso/delinquente, vítima, e controle social.
-
São objetos ( vertentes, trilhos, vetores ) de estudo da criminologia: crime/delito, criminoso, vitima e controle social.
-
São basicamente os objetos de estudo dessa ciência o crime, o criminoso, a vítima e o controle social.
-
OBJETOS DE ESTUDO DA CRIMINOLOGIA:
DD VC.
Delito
Delinquente
Vítima
Controle Social
GAB: C ! ITEM CORRETO! ✔
-
A) vítima, criminoso, polícia e controle social. ITEM ERRADO! ✘
B) polícia, ministério público, poder judiciário e controle social. ITEM ERRADO! ✘
C) crime, criminoso, vítima e controle social. ITEM CORRETO! ✔
D) polícia, ministério público, poder judiciário e sistema prisional. ITEM ERRADO! ✘
E) forças de segurança, criminoso, vítima, controle social. ITEM ERRADO! ✘
-
3CV
crime,
criminoso,
controle social,
vítima.
-
Gabarito: C
A Criminologia tem como objeto de estudo o delito, o delinquente, a vítima e o controle social.
-
OBJETOS DA CRIMINOLOGIA
- crime
- criminoso
- vítima
- controle social
-
Apesar do enunciado falar em vertentes, o que se espera é assinalar a alternativa que aponta corretamente os objetos de estudo da Criminologia. Trabalhamos de forma detalhada que a criminologia possui 4 objetos: crime/delito, criminoso/delinquente, vítima e controle social. As alternativas erradas espelham o padrão da banca eu lançar diversas figuras e órgãos completamente afastados da questão na tentativa de confundir o(a) candidato(a).
Gabarito da questão letra C.