SóProvas


ID
2713705
Banca
VUNESP
Órgão
PC-SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Criminologia
Assuntos

É correto afirmar que Edwin H. Sutherland desenvolveu a teoria da

Alternativas
Comentários
  • A teoria da associação diferencial estuda às características do crime de colarinho branco como fenômeno criminológico, em busca de uma maior compreensão das semelhanças e diferenças entre a criminalidade dos indivíduos das classes sociais mais baixas e a criminalidade dos indivíduos das classes mais altas.

  • Sutherland era um sociólogo da Escola de Chicago, e após o new deal, identificou que a maioria das empresas cometem crime (ex. violação de embargos,cartéis), sendo os crimes de colarinho branco de alta lesividade. A teoria da Associação Diferencial evidenciou a desigualdade do sistema punitivo. 

  • Graças aos estudos de Edwin H. Sutherland, o crime deixou de ser algo apenas das classes menos favorecidas. Sua criminologia foi pautada, entre outros fatores, na questão do caráter vinculado a busca pelo poder e ascensão social. Contudo, o crime de colarinho branco ganhou forma através do filósofo e a escola de Chicago

  • Associação Diferencial = o diferente é o caminho ilícito. No caso, Shuterland didicou-se aos crimes cometidos no âmbito da profissão por indivíduos de respeitabilidade e elevado estatuto social. Concluiu que o crime é um processo de aprendizagem. 

    Existem dificuldades na punição dos crimes de colarinho branco porque, em regra, os autores são pessoas respeitadas, a legislação é branda para esses crimes, além de que os efeitos deste delito não são sensoriamente sentidos, diferente de crimes mais lesivos.

    Memorizar = associação diferencial + Sutherland + crimes de colarinho branco + processo de aprendizagem da conduta + processo de interação da associação.

  • TEORIA DA ASSOCIAÇÃO DIFERENCIAL

    Também considerada como uma teoria do Consenso

    Edwin Suntherland é o seu precursor e tem por objetivo estudar uma associação diferenciada de criminosos. O referido autor notou que a delinquência não é fenômeno privativo de pessoas menos abastadas ou mesmo não é fenômeno cru que não precisa de conhecimento, muito pelo contrário, pois há determinados comportamentos criminosos que
    demandam certo aprendizado, certo conhecimento técnico (ambos cometem crimes relevantes).
    Essa Teoria prega a Criminalidade como fruto de aprendizagem, caracterizando-se como uma associação diferenciada do tipo empresarial formada por pessoas com conhecimento técnico utilizado para fins criminosos (socialização incorreta). Cunhou a expressão “crimes do colarinho branco” (White collar crimes) - crime cometido por pessoas respeitáveis e com elevado estatuto social, praticado no exercício da profissão, ocorrido com violação de confiança, em regra (criminalidade dourada).

  • GABARITO B

     

    Teoria da Associação Diferencial/Social Learning, foi criada por Edwin H. Sutherland. Para ele o comportamento criminal é aprendido e não fruto de carga hereditária. Ou seja, é processo natural de aprendizagem baseado no contexto social. As reações dos indivíduos são condicionadas ou influenciadas constantemente pelas reações daquele que integram seu meio social. 

     

    Para haver progresso, tem que existir ordem. 

    DEUS SALVE O BRASIL.

    WhatsApp: (061) 99125-8039

    Facebook: CVF Vitorio

  • Gab B

     

    Teoria da Associação Difeencial

     

    Tem como principal autor: Edwin Sutherland ( 1883-1950)

     

    Sutherland é o responsável  por conceituar o chamado " Crimes de Colarinho Branco ", afirmando que o crime não é de exclusividade de classes menos favorecidas. 

     

    Crimes de colarinho branco: Crimes cometidos no âmbito da profissão por indivíduos de respeitabilidade e elevado estatuto social. 

     

    O Crime: É um processo de aprendizagem. 

     

    Dificuldades para punir o Colarinho Branco: 

     

    - Os autores são pessoas respeitadas e até mesmo temidas

    - A legislação é branda e há uma série de obstáculos para a punição

    - Os efeitos não são sensorialmente sentidos na sociedade. 

     

    Portanto com isso encontra dificuldade na punição desses crimes. 

  • GABARITO LETRA B - associação diferencial.

     

    O comportamento criminal como qualquer outro comportamento é aprendido entre pessoas é passado de geração para geração. Conclui o autor que o crime não é apenas a falta de adaptação das pessoas menos favorecidas.

  • Teoria da Associação Diferencial (aprendizagem social): o homem aprende a conduta desviada e a associa como referência. Quando o crime compensa, ele se aprende e se repete. Ex: Crimes de colarinho branco. Edwin Sutherland.

  • TEORIA DA ASSOCIAÇÃO DIFERENCIAL - SUTHERLAND

    TEORIA DA ANOMIA - MERTON E ÉMILE DURKHEIM

    TEORIA DA SUBCULTURA DELINQUENTE - ALBERT COHEN

  • Um companheiro nosso daqui do QC postou um esquema que me ajudou muito e mesmo sem nem saber o nome dos autores trazidos, consigo lembrar graças a ele.

    Lamento por não lembrar o nome do nosso colega, mas segue a sua criação:

    MNEMÔNICOS DAS PRINCIPAIS TEORIAS SOCIOLÓGICAS DA CRIMINOLOGIA

    Escola de Chicado = Thomas PARK comendo BURGUESS - Thomas, Park e Burguess

    Ecológica do Crime (ou Desorganização Social) = quero morar em SutherLAND - Edwin Sutherland

    Labeling approach ou “etiquetamento” - GOLF, LENDO eu não fumo BECK) Erving Goffman, Edwin Lemert e Howar Becker.

    Associação Diferencial = quero morar em SutherLAND - Edwin Sutherland

    Anomia = KING KONG + DUCK - Robert King Merton e Émile Durkheim

  • Em “a”: Errado – labelling approach teve como principais precursores Erving Goffman, Edwim Lemert e Howard Becker, com raízes na obra de Émile Durkhein. Em “b”: Certo – De fato, a teoria da associação diferencial baseou-se no pensamento de Edwin Sutherland. Em “c”: Errado – Creditada a defesa a diversos autores em diversas regiões do planeta, a teoria crítica possui como alicerce os ensinamentos de Karl Marx. Em “d”: Errado – Sem vínculo com E. Sutherland. Em “e”: Errado – Idealizada por Albert. K. Cohen. Resposta: B

  • Labelling approach (etiquetamento) > Erving Goffman e Howard Becker.


    Associação Diferencial > Edwin H. Sutherland.


    Criminologia Crítica > Alessandro Baratta / Autores brasileiros: Nilo Batista, Vera Malaguti.

     

    Escola de Chicago > Robert Park / Outros nomes: Clifford Shaw e Henry Mckay.

     

    Subcultura Delinquente > Wolfgang e Ferracuti (1967) / Albert Cohen (Delinquent boys, 1955).
     

     

  • Teoria da Associação Diferencial: O homem aprende a conduta desviada e a associa como referência.Percursor: Edwin Sutherland. /// Crimes de Colarinho Branco.

  • TEORIA DA ASSOCIAÇÃO DIFERENCIAL ou SOCIAL LEARNING

    AUTORES: SUTHERLAND e TARDE

    EXPLICAÇÃO: Afirma que o comportamento do criminoso é aprendido, nunca herdado, criado ou desenvolvido pelo sujeito ativo. Essa teoria não propõe a associação entre criminosos e não criminosos, mas sim entre definições favoráveis ou desfavoráveis ao delito. Nesse contexto, a associação diferencial é um processo de apreensão de comportamentos desviantes, que requer conhecimento e habilidade para se locupletar das ações desviantes. Uma pessoa torna-se criminosa porque recebe mais definições favoráveis à violação da lei do que desfavoráveis a essa violação, ou seja, é a socialização incorreta que gera a criminalidade. Este é o princípio da associação diferencial. Portanto, não se pode dizer que o crime é uma forma de comportamento inadaptado das classes menos favorecidas. Não é exclusividade delas, porque assistimos a uma série de crimes de colarinho branco que são delitos praticados por pessoas de elevada estatura social e respeitadas no ambiente profissional.

  • Edwin H. Sutherland -> Lembre da terra do Sul (Sul do Brasil, Curitiba, Lava jato "Grandes empresários" que se reúnem formando uma associação diferencial "associação diferente, pois, envolve só os poderosos) kkkkkkkkkk

  • PRINCIPAIS AUTORES DAS ESCOLAS

    A) Escola de Chicago - Thomas, Park e Burguess;

     

    B) Teoria Ecológica do Crime (ou Desorganização Social) – ROBERT PARK;

     

    C) Labeling approach ou “etiquetamento” - Erving Goffman, Edwin Lemert e Howar Becker;

     

    D) Associação Diferencial - Difundida por Edwin Sutherland;

     

    E)Anomia (TEORIA ESTRUTURAL FUNCIONALISTA)- Robert King Merton e Émile Durkheim.

     

    F)SUBCULTURA DELINQUENTE: Albert Cohen. 

  • Sério que temos que gravar todos esses nomes?

  • GABARITO: B

    A Associação Diferencial (AD) é uma teoria desenvolvida pelo sociólogo americano Edwin Sutherland (1883-1950) nos idos de 1924. Considerada uma teoria do consenso, a AD parte da ideia de que o crime não pode ser definido como uma disfunção ou inadaptação de pessoas de classes menos favorecidas. Sutherland cunhou o termo white collar crimes (crimes de colarinho-branco) para designar os crimes específicos cometidos por autores que se diferenciavam de criminosos comuns. Afastando-se das teorias baseadas em perfis biológicos do delinquente, a AD busca explicar o fenômeno delitivo pelo processo de aprendizagem da conduta desviada, introduzindo, assim, conceitos da perspectiva social. 

  • Teoria da Associação Diferencial (A D) = autoria de Edwin SutherlAnD (A D)

    1. Sutherland - A associação desse nome é diferencial. kkkk