SóProvas


ID
2716162
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
TRT - 1ª REGIÃO (RJ)
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Ao elaborar o projeto estrutural de uma edificação cuja estrutura seja de concreto armado, um dos procedimentos a ser realizado é o cálculo dos esforços solicitantes sobre as lajes. Para tanto, realiza-se o estudo das cargas atuantes sobre tal elemento, sendo tais cargas classificadas quanto aos efeitos, à ocorrência e à forma de atuação. Para as classificações apresentadas a seguir, assinale a alternativa INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • Ações permanentes diretas:

        - Peso próprio;

        - Peso dos elementos construtivos fixos e de instalações permanentes;

        - Empuxos permanentes.

     

    Ações permanentes indiretas:

        - Retração do concreto;

        - Fluência do concreto;

        - Deslocamentos de apoio;

        - Imperfeições geométricas (podendo ser locais ou globais;

        - Protensão.

     

    Ações Variáveis Diretas:

        - Cargas acidentais previstas para o uso da construção;

        - Ação do vento;

        - Ação da água;

     

    Ações variáveis indiretas:

        - Variações uniformes de temperatura;

        - Variações não uniformes de temperatura;

        - Ações dinâmicas.

     

    Comentário de Concurseiro Cerrado.

  • Efeito: Estático x Dinâmico

    Atuação: Direta x Indireta

    Ocorrência: Permanente x Variável x Excepcional

  • 4.2.1 Classificação das ações Para o estabelecimento das regras de combinação das ações, estas são classificadas segundo sua variabilidade no tempo em três categorias: a) ações permanentes; b) ações variáveis; c) ações excepcionais.

    4.2.1.1 Ações permanentes Consideram-se como ações permanentes: a) ações permanentes diretas: os pesos próprios dos elementos da construção, incluindo-se o peso próprio da estrutura e de todos os elementos construtivos permanentes, os pesos dos equipamentos fixos e os empuxos devidos ao peso próprio de terras não removíveis e de outras ações permanentes sobre elas aplicadas; b) ações permanentes indiretas: a protensão, os recalques de apoio e a retração dos materiais.

    4.2.1.2 Ações variáveis Consideram-se como ações variáveis as cargas acidentais das construções, bem como efeitos, tais como forças de frenação, de impacto e centrífugas, os efeitos do vento, das variações de temperatura, do atrito nos aparelhos de apoio e, em geral, as pressões hidrostáticas e hidrodinâmicas. Em função de sua probabilidade de ocorrência durante a vida da construção, as ações variáveis são classificadas em normais ou especiais:

    a) ações variáveis normais:ações variáveis com probabilidade de ocorrência suficientemente grande para que sejam obrigatoriamente consideradas no projeto das estruturas de um dado tipo de construção;

    b) ações variáveis especiais: nas estruturas em que devam ser consideradas certas ações especiais, como ações sísmicas ou cargas acidentais de natureza ou de intensidade especiais, elas também devem ser admitidas como ações variáveis. As combinações de ações em que comparecem ações especiais devem ser especificamente definidas para as situações especiais consideradas.

    4.2.1.3 Ações excepcionais Consideram-se como excepcionais as ações decorrentes de causas tais como explosões, choques de veículos, incêndios, enchentes ou sismos excepcionais. Os incêndios, ao invés de serem tratados como causa de ações excepcionais, também podem ser levados em conta por meio de uma redução da resistência dos materiais constitutivos da estrutura.