SóProvas


ID
2716291
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
UFAL
Ano
2018
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

A partir da reorientação da Assistência Farmacêutica proposta na Política Nacional de Medicamentos, os serviços de Assistência Farmacêutica passaram a integrar de forma cada vez mais próxima os serviços de Atenção Primária à Saúde, passando da atuação meramente administrativa ligada à logística do medicamento para a atuação mais ampla centrada na promoção do uso racional. Quando os serviços farmacêuticos orientam-se para promover esse uso racional frente ao usuário e de forma integrada com a equipe de saúde, com foco no alcance de resultados terapêuticos ótimos para os usuários, temos a inserção do cuidado farmacêutico como prática profissional. Dessa forma, pensando no contexto da Atenção Primária, são ações que podem ser realizadas no âmbito do cuidado farmacêutico:


I. ações de revisão da farmacoterapia;

II. seleção de medicamentos;

III. conciliação de medicamentos;

IV. ações de educação continuada para o uso racional voltadas para a equipe de saúde;

V. programação de medicamentos.


Dos itens, verifica-se que estão corretos apenas

Alternativas
Comentários
  • Cabe destacar que o termo cuidado farmacêutico faz referência à atenção farmacêutica e que portanto engloba apenas os itens I, III e IV, que podem ser consideradas técnico-assistenciais . Os itens II e V abordam outras etapas da assistência farmacêutica, as etapas da dimensão técnico-gerencial.

  • I. ações de revisão da farmacoterapia;

    II. seleção de medicamentos; (assistência farmacêutica)

    III. conciliação de medicamentos;

    IV. ações de educação continuada para o uso racional voltadas para a equipe de saúde;

    V. programação de medicamentos. (assistência farmacêutica)

  • Gomes (2007) divide as atividades da Assistência Farmacêutica em técnicoassistenciais (adesão ao tratamento, gestão de caso, dispensação especializada, conciliação de medicamentos, atendimento farmacêutico à demanda espontânea, grupos operativos-educativos) e técnico-gerenciais (controle de estoque, programação, aquisição, conservação).