-
Gabarito A
A variação de entalpia corresponde ao calor liberado ou absorvido em qualquer processo físico ou químico (a uma pressão constante) e é dado por ΔH. Aquantidade de calor de um processo (ΔH) é diretamente proporcional à quantidade de matérias (mols) de seus participantes, ou seja trata-se de uma grandeza extensiva.
Como a assertiva fala de expansão e compressão a variação de entalpia será em função da pressão (o mais óbvio rs) e entropia, pois o grau de desordem demanda uma maior ou menor quantidade de colisão entre as espécies e portanto ocorrerá uma variação da energia do sistema que será absorvida ou liberada.
-
Equaçao de Gibbs. Neste caso a entalpia variara com a entropia e com a pressao.
-
Mas a variação de entropia num processo reversível não é nula?
-
Artur, você deve ter se confundido com a geração de entropia, esta sim será igual a zero no processo reversível.
-
Por que não pode ser temperatura e pressão?
-
Tds=dH - VdP - entropia, entalpia e pressão.
-
1) Para processos reversíveis
δq = T.ds
δw = p.dv
.
2) PPT
u = q – w
q = u + w
δq = du + δw
δq = du + p.dv
.
3) Entalpia
h = u + p.v
dh = du + d(p.v)
dh = du + p.dv + v.dp
dh = δq + v.dp
dh = T.ds + v.dp
.
Portanto, a Entalpia (h) varia em função da Entropia (ds) e da Pressão (dp).
Essa equação é chamada de Equação de Gibbs.
.
Referência Bibliográfica: Fundamentos da Termodinâmica (Van Wylen), 6a Edição
.
Gabarito: Letra A
-
De acordo o livro "Princípios de termodinâmica para engenharia, " temos que as equações T*ds indicam que, para um processo desenvolvido num sistema puro simples e compressível submetido a um processo internamente reversível, temos que:
T*ds = dH - Vdp.
ele diz que a vairação de entropia pode se dar tanto pela variação de entalpia quanto de pressão (vejam os termos diferenciais ao lado dessas grandezas, os quais indicam "variação"). Logo, a variação de entalpia se dá por variações de pressão e de entropia.
Deve-se Lembrar que, num sistema reversível não há geração de entropia, mas a entropia já presente pode variar por fatores externos ao sistema tais como a transferência de calor oriunda de uma fonte externa ou um trabalho de compressão feito sobre o sistema.