SóProvas


ID
2716612
Banca
FUMARC
Órgão
COPASA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Analise as seguintes afirmativas sobre a técnica de Análise de Pontos de Função:


I. “Entrada Externa” se origina de um usuário ou é transmitida de outra aplicação e fornece dados distintos orientados à aplicação do software ou informação de controle.

II. “Consulta Externa” resulta na geração de alguma resposta imediata do software sob a forma de uma saída on-line, a partir de uma entrada online.

III. “Arquivo de Interface Externa” é gerado dentro da aplicação e fornece informação para os usuários por meio de relatórios ou telas.


Está CORRETO o que se afirma em:

Alternativas
Comentários
  • Um Arquivo de Interface Externa (AIE) é um grupo de dados logicamente relacionados ou informações de controle identificadas pelo usuário, referenciados na aplicação para fins de recuperação de dados cuja manutenção é feita por outra aplicação. Os dados são armazenados fora da fronteira da aplicação.(VAZQUEZ,2005)

     

    http://www.macoratti.net/apf_pcta.htm

  • ALI (Arquivo Lógico Interno) – Arquivo lógico que é mantido pela aplicação. Sua contagem é baseada na quantidade de campos de dados e registros lógicos nele contido.

     

    AIE (Arquivo de Interface Externa) – Arquivo lógico que é acessado pela aplicação, porém não é mantido por ela, ou seja, outra aplicação ou software mantém este arquivo lógico. Assim como o ALI, o AIE é contado baseado na quantidade de campos de dados e de registros lógicos.

     

    EE (Entrada Externa) – Processo de negócio que mantém os dados em um ou mais ALI(s) ou processo de controle que direciona o software para atender os requisitos de negócio identificados pelo usuário. Sua contagem é feita baseado na quantidade de campos de dados que serão atualizados pelo processo de negócio e na soma dos ALI e AIE participantes neste processo.

     

    SE (Saída Externa) – Processo de negócio que gera dados derivados (não armazenados) como relatórios, por exemplo. Contém fórmula matemática.

     

    CE (Consulta Externa) – Conjunto de gatilho-resposta por meio da qual uma solicitação entra no sistema e provoca a recuperação de dados necessários para atender à solicitação

  • Pode-se citar como exemplos de CE:

    Um processo de recuperação de dados que seleciona dados com base em uma entrada fornecida;

        Telas de Logon;

        Telas de Help;

        Telas de alteração/remoção que mostram o que será alterado ou removido antes de sua efetivação.

        Tela de menus que permitem informar parâmetros para a consulta na tela escolhida.

        Não são consideras CE:

        Telas de Menus que oferecem somente funcionalidade de seleção de telas;

        Dados derivados;

        Documentação On-Line;

        Sistema de Teste;

        Sistema Tutoriais;

        Relatórios e consultas que contenham cálculo ou gerem dados derivados.

    http://www.macoratti.net/apf_pcta.htm

     

  • 2015

    Um processo elementar que tenha a intenção primária de apresentar informações ao usuário e que referencie uma função de dados para recuperar dados ou informações de controle pode ser uma saída externa ou uma consulta externa.

    Certa

    2018

    Ao se efetuar, por meio da análise de pontos de função (APF), a contagem da funcionalidade de uma tela que retorna uma lista como o nome do funcionário e o nome da empresa prestadora, a funcionalidade, segundo a APF, será contada como uma saída externa.

    errada

  • III. “Arquivo de Interface Externa” é gerado dentro da aplicação e fornece informação para os usuários por meio de relatórios ou telas.

     

    Quem fornece informação para os usuários por meio de relatórios ou telas é o SE (Saída externa). 

     

     Saída externa (SE) – processo lógico do negócio que gera dados para um usuário ou para outro aplicativo externo ao software. Às vezes é fácil confundir com as consultas externas, então é importante ressaltar que para ser considerado SE, deve haver cálculo.

    Exemplos: telas e relatórios, como os que mostram uma nota fiscal, calculando o subtotal por item e o total geral da compra.