SóProvas


ID
2716897
Banca
FUMARC
Órgão
COPASA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Os problemas patológicos causados por deficiências ou erros na colocação das armaduras são das mais diversas ordens e, lamentavelmente, ocorrem com frequência muito elevada. Considerando as deficiências mais comuns, faça a vinculação dos itens da coluna da esquerda com os itens da coluna da direita, numerando os parênteses.


1 Má interpretação

2 Insuficiência das armaduras

3 Mau posicionamento das armaduras

4 Cobrimento de concreto insuficiente

5 Deficiências nos sistemas de ancoragem


( ) Facilita a implantação de processos de deterioração, tal como a corrosão das armaduras, ao propiciar acesso mais direto dos agentes agressivos internos.

( ) Pode se traduzir no deslocamento das barras de suas posições originais.

( ) Utilização indevida de ganchos (na compressão, por exemplo) que, muitas vezes, só vêm a introduzir estados de sobretensão.

( ) Implica na inversão do posicionamento de algumas armaduras ou na troca das armaduras de uma peça com as de outra.

( ) Como consequência de irresponsabilidade, dolo ou incompetência, com implicação direta na diminuição da capacidade resistente da peça estrutural.


A sequência CORRETA, de cima para baixo, é:

Alternativas
Comentários
  • (4) Cobrimento de concreto insuficiente -> Facilita a implantação de processos de deterioração, tal como a corrosão das armaduras, ao propiciar acesso mais direto dos agentes agressivos internos. 

     

    (3) Mau posicionamento das armaduras -> Pode se traduzir no deslocamento das barras de suas posições originais.

     

    (5) Deficiências nos sistemas de ancoragem -> Utilização indevida de ganchos (na compressão, por exemplo) que, muitas vezes, só vêm a introduzir estados de sobretensão.

     

    (1) Má interpretação -> Implica na inversão do posicionamento de algumas armaduras ou na troca das armaduras de uma peça com as de outra.

     

    (2) Insuficiência das armaduras ->  Como consequência de irresponsabilidade, dolo ou incompetência, com implicação direta na diminuição da capacidade resistente da peça estrutural.

     

     

    Calma, calma! Eu estou aqui!