SóProvas


ID
2717929
Banca
VUNESP
Órgão
PC-SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

O tipo de impressora na qual há uma cabeça de impressão, constituída por pequenas agulhas, que pressionam uma fita de tinta, é conhecida como impressora

Alternativas
Comentários
  • Gabartio Letra D.

     

    Uma impressora matricial (português brasileiro) ou impressora de agulhas (português europeu) é um tipo de impressora de impacto, cuja cabeça é composta por uma ou mais linhas verticais de agulhas, que ao colidirem com uma fita impregnada com tinta (semelhante a papel químico), imprimem um ponto por agulha. Assim, o deslocamento horizontal da cabeça impressora combinado com o acionamento de uma ou mais agulhas produz caracteres configurados como uma matriz de pontos. Diferente da impressora margaridao número de caracteres impressos não é limitado.[1]

     

    Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Impressora_matricial

  • a) jato de tinta.

     

    Tipo mais comum do mercado, impressoras de jato tinta são indicadas para uso residencial e comercial. Essas impressoras realizam sua impressão por meio de centenas de gotas de tinta, que são liberadas através de uma pequenina abertura existente nos seus cartuchos.

     

    b) térmica.

     

    As impressoras térmicas são usadas para imprimir cupons fiscais e extratos bancários. São aquelas impressões em folhas amareladas que desbotam facilmente com o tempo.

     

     c) margarida.

     As impressoras margarida são impressoras de texto de grande qualidade, preteridas em função das impressoras matriciais que são mais abrangentes (texto e gráficos), embora não consigam tanta qualidade.Este tipo de mecanismo era muito utilizado nas máquinas de escrever tradicionais, em que um disco com vários caracteres (a margarida) girava ate posicionar o carácter pretendido em frente de um pequeno martelo

     

     d) matricial.GABARITO

     

      e) bolha de tinta.

     

    ACHO QUE ERA DISSO...impressoras jato de bolha se parecem muito com as impressoras jato de tinta. Ambas as impressoras usam a pressão para disparar pequenas gotículas de tinta de bicos para o papel. Existe um circuito que diz a cabeça de impressão que a cor da tinta para o fogo, quando e onde o fogo-lo , e quanto ao fogo. Essas gotículas microscópicas são tão pequenas que a imagem ou o texto aparece nítido e claro no papel.

  • Gabarito letra D

    Matricial

    Impressora antiga, daquelas que existem em escritórios de contabilidade, fazem um barulho agudo quando estão imprimindo. kk

  • Usadas normalmente para fazer HOLERITES.

  • Gab. letra D

    Usada, gerelmente, para para imprimir formulários de 2 ou mais vias com carbono.

  •  

     

     

    O tipo de impressora na qual há uma cabeça de impressão, constituída por pequenas agulhas, que pressionam uma fita de tinta, é conhecida como impressora:

     

    d) matricial.

  • Alguns termos...

    - dpi: sigla para dots per inch (pontos por polegada), medida que indica a "resolução" com a qual o dispositivo pode trabalhar. Se uma impressora é capaz de trabalhar com 4800 x 1200 dpi, por exemplo, significa que o equipamento pode gerar 4800 pontos na horizontal e 1200 pontos na vertical em uma polegada (uma polegada equivale a 2,54 centímetros);

    - ppm: sigla para pages per minute (páginas por minuto), medida que indica a velocidade da impressora, isto é, quantas páginas ela é capaz de imprimir por minuto. Vale frisar, no entanto, que esta medida não é precisa, já que os fabricantes usam critérios diferentes para definí-la. Por exemplo, há aqueles que informam que uma impressora trabalha à X ppm, mas não deixa claro que este valor só é atingido no modo de impressão econômica;

    - cps: sigla para characters per second (caracteres por segundo), indica a quantidade de letras, números e outros símbolos que a impressora é capaz de imprimir a cada segundo. É uma medição comumente utilizada em impressoras matriciais;

    - cpp: sigla para characters per pica (caracteres por paica), é uma medida normalmente utilizada em tipografia que indica a quantidade de caracteres por paica, um sistema que divide uma unidade tipográfica em doze pontos (em vez de dez, como acontece no sistema decimal). É comumente utilizada em conjunto com a medida cps na descrição de impressoras matriciais;

    Picolitro: esta é uma medida que equivale a um trilionésimo de um litro. Na verdade, dificilmente é mencionada quando o assunto é impressora, mas é utilizada para medir o tamanho das gotas de tinta.

    https://www.infowester.com/impressoras.php

  • Impressora MATRICIAL -> IMPRESSORA DE AGULHAS , PRINCIPIO DE FUNCIONAMENTO DE IMPACTO , IMPRESSÃO DE FONTE Ñ LIMITADA

  • tipos de impressora: =)

    Impressora de Impacto-matricial -> Tem dois tipos! Matriz de ponto e margarida.

    quase iguais: matriz de ponto (agulhas) cabeça de impressão, constituída por pequenas agulhas, que pressionam uma fita de tinta,

    e margarida, a pior de todas kk= é tipo maquina de escrever, tem as letras em um formato X, e uma fita é pressionada ao papel para impresssao. (usada em banco, mercados, notas fiscais)

     

    impressora jato de tinta e jato de cera => centanas de gotas de tinta. jato de tinta é o famoso cartucho de 50.00 reaiis, q nos usamos em casa.

    Sao boas, cores boas, mas nao duram muito seus cartuchos.

     

    Impressora a laser:

    empresariais, rapidas e de qualidade. Normalmente sao mulfuncionais com scaner.

    usam toner em pó q esquentam e derretem- formando a tinta impressa.

     

    térmica: usa-se papel termico especial.

    a parte termica passa pelo papel inserido nele,  e ele fica escuro onde é aquecido.

    Nao se usa mais isso ha muito tempo.

    Famoso FAX

    Ploter

    corte e impressao.

    recortam desenhos e imprimes em qualidade top. IDEIAIS PARA GRAFICAS.

    Usam da tecnologia jato de tinta porem mais moderna,

    preco 6 mil reais. no brasil..

    cera termica = slides e transparencias

    dye sublimation = imprimem plastico = ex plstificadora.

    Tinta solida bloco de tinta derretido.

     

     

     

     

     

    -

  • IMPRESSORA JATO DE TINTA

    Esta impressora produz cópias através da pulverização de tinta sobre o papel. Esta pulverização é controlada por um programa que determina a quantidade de tinta a ser utilizada na impressão e onde serão lançadas, sobre o papel, as gotículas e a mistura das tintas.

     

    IMPRESSORA TÉRMICA

    Produz uma imagem impressa esquentando seletivamente um papel termocrômico ou papel térmico, como é mais conhecido, quando a cabeça de impressão térmica passa sobre o papel, que torna-se escuro nos locais onde é esquentado, produzindo uma imagem. Impressoras térmicas bicolores são capazes de imprimir em outras cores, geralmente em vermelho, aplicando diferentes temperaturas na cabeça de impressão.

    IMPRESSORA MATRICIAL

     ou impressora de agulhas é um tipo de impressora de impacto, cuja cabeça é composta por uma ou mais linhas verticais de agulhas, que ao colidirem com uma fita impregnada com tinta (semelhante a papel químico), imprimem um ponto por agulha.

     

  • Eu acertei a questão pois cheguei a trabalhar com este tipo de impressora há 20 anos atrás, mas fico pensando.... O que eles querem avaliar perguntando sobre tecnologias em desuso? Muitas pessoas nunca viram uma impressora matricial. So falta perguntar agora sobre o TELEX.

    A propósito, alguém sabe informar se existe ainda impressoras matriciais sendo utilizadas?

     

  • Não sei como eu acertei.

  • Não acredito que ainda perguntam sobre essa impressora!

    Vamos lá!

    A Impressora Matricial possui uma Fita Preta que, durante a impressão das folhas, fica girando para "molhar" na tinta e imprimir com qualidade aceitável cada folha. Essa impressora geralmente fazia um barulho muito alto, devido a sua tecnologia (pessoas espertas usavam um abafador de ruidos para melhorar o ambiente de trabalho ou em casa). As agulhas desenham os pontos para gerar a impressão.

  • Foi por eliminação essa.

    Nunca nem vi essa impressra.

    GAB:D

  • uahuahuahua margarida

  • Para enriquecer seu conhecimento:

    Margarida: impressora de impacto. Foram as primeiras impressoras criadas. Utilizavam margaridas (discos ou cilindros com os caracteres  a serem impressos). Só permitiam a impressão de letras e para cada tipo de letra diferente a margarida deveria ser trocada. Não existem mais no mercado.

    Fonte: Informática par concursos.... Autor: Emannuelle Golveia Rolim Editora Jus Podivm 3ª edição 2017, p. 71.

     

  • Apesar de serem cada vez menos utilizadas, ainda se usam impressoras matriciais. Para impressões de texto apenas, elas apresentam um custo-benefício muito maior do que as impressoras a laser, que têm tomado o seu lugar nas empresas.

  • Na Delegacia de Polícia ainda usam essa impressora é ?

  • Chute Certeirooo....Glória!!!!

  • GAB/ D

    PCCE 2019

  • As impressoras são periféricos de saída para a impressão dos dados que foram processados no computador. 
    Não existe impressora 'bolha de tinta'.
    Impressora matricial é uma impressora que imprime através de impacto das agulhas (cabeça de impressão) em uma fita com tinta, tem a velocidade aferida em caracteres por polegada, ou linhas por minuto, ou páginas por minuto, são barulhentas e com baixíssima qualidade de impressão. 

    Gabarito: Letra D.
  • Se fosse pergunta sobre o Teletrin, talvez eu acertasse.

  • GABARITO D

    Impressora de impacto – matricial

    Existem dois tipos:

      1.matriz de pontos: utiliza um mecanismo de agulhas para formar a letra.

      2.margaridas: possui um mecanismo de impressão semelhante ao da máquina de escrever.

    Impressora de jato de tinta e jato de cera

    - Estas impressoras são muito comuns em ambientes domésticos e também escritórios.

    Impressora a laser

    - Elas utilizam um toner no lugar do cartucho de tinta

    - Existem dois tipos de impressoras laser:

      1.Coloridas => permite a impressão de imagens e textos coloridos

      2.Conocromáticas=> permite a impressão de imagens e textos na cor preta ou em tons de cinza.

    Impressora térmica

    Operam com rolo de “papel para fax”, e as impressoras de cupom fiscal de supermercados, cupons fiscais e extratos bancário.

    Plotter

    Existem dois tipos de plotter

      1.Corte=> recorta os desenhos

     2.Impressao=> banners e faixas

  • Comentário do professor: péssimo.
  • Matricial - Funciona com mecanismo de impressão através do impacto de microagulhas sobre uma fita.

    Apresenta como características baixa resolução e baixa velocidade de impressão (medida em

    cps/ caracteres por segundo). Ainda é utilizada por oferecer baixo custo de impressão devido ao

    uso das fitas, por permitir a utilização de papéis carbonados e por possibilitar o uso de

    tracionador para formulários contínuos. Gabarito: D.

  • Letra D.

    d) Certo. As impressoras por impacto também são chamadas de matriciais.

    Questão comentada pelo Prof. Jeferson Bogo

  • Pergunta sem nexo, e em 2018 rs

  • Geralmente, são muito barulhentas..

  • Que vontade de chorar kkkkk

  • GABARITO D

    Impressora Matricial: utiliza agulhas para realizar a impressão em um processo por impacto. Estas agulhas tocam uma fita que toca o papel efetuando a impressão. É muito utilizada para formulário contínuo e gera um nível de ruído muito alto durante a impressão

  • Muito fácil kkkk

  • Caraio kkk

  • Gab c!

    IMPRESSORAS:

    Margarida Impressora de impacto utilizada nos anos 80. Utiliza um disco com formato de uma flor (margarida). Esse disco possui caracteres em alto relevo nas suas hastes “pétalas”. A “margarida” gira e posiciona o caractere digitado na altura do martelo que percute a fita umedecida de tinta contra o papel para realizar a impressãO.

    MATRICIAL:

    Também conhecida como impressora de agulhas, seu princípio de funcionamento é o impacto. Sua cabeça de impressão é constituída por agulhas, que também pressionam uma fita. A diferença nesse aspecto em relação a margarida é que, ao invés de imprimir apenas caracteres específicos existentes no disco, ela produz vários pontos para formar um caractere, dessa forma, a impressão de fontes não é limitada

    JATO DE TINTA

    Utilizam basicamente dois tipos de tecnologia para borrifar esse “jato de tinta” no papel, a Buble Jet e a Piezoelétrica.

    A tecnologia Buble Jet, desenvolvida pela Canon. Consiste no aquecimento da tinta que se transforma em uma bolha (Buble em inglês) realizado por uma resistência. Essa mesma tecnologia é utilizada pela HP, e leva o nome Ink Jet.

    Já a tecnologia Piezoelétrica, aplica impulsos elétricos a um cristal transdutor1 que, após cada estimulo, vibra e produz pressão no reservatório de tinta, borrifando uma porção controlada sobre o papel.

    LASER

    que utiliza raios laser para a formação da impressão, a qual sai em uma elevada qualidade. A tecnologia faz com que a imagem que será impressa seja criada anteriormente, para que haja uma organização das cores que serão usadas na impressão

    FUNCIONAMENTO: A imagem é carregada na memória 2. Cilindro recebe carga eletrostática (carga elétrica sem movimento) 3. Laser descarrega partes e forma o desenho no cilindro 4. Toner libera as partículas de pó (tinta).

    Térmica

    Impressora comum em caixas eletrônicos e máquinas de cartão

  • Matricial

    Também conhecida como impressora de agulhas, seu princípio de funcionamento é o impacto. Sua cabeça de impressão é constituída por agulhas, que também percutem uma fita. A diferença nesse aspecto em relação a margarida é que, ao invés de imprimir apenas caracteres específicos existentes no disco, ela produz vários pontos para formar um caractere, dessa forma, a impressão de fontes não é limitada.

  • Caso antigo VUNESP e Impressoras.

  • que banca horrível..