-
Crime: Algo que ofende e desestabiliza a sociedade e a ordem da sociedade. A figura do crime sempre está atrelada a um comportamento humano antissocial e que desestabiliza a ordem pública.
Criminoso: Aquele que pratica o crime. A ideia de criminoso mudou com o passar dos tempos.
- Na Escola Clássica: O criminoso era um pecador.
- Na Escola Positivista: O criminoso era um doente, e era preciso tratar doença antes que se desenvolvesse.
- Na Escola Correcionalista: O criminoso era um incapaz e merecia um tratamento pedagógico e de piedade.
- Atualmente: O criminoso é uma pessoa normal. Qualquer pessoa pode cometer um crime.
Vítima ou ofendido: Aquele que é atingido pela prática do crime.
Obs.: A vítima pode influenciar ou direcionar a prática de um crime.
Controle Social: Responsável pela investigação e prevenção da prática do crime.
São as instituições responsáveis por impedir a prática de crime.
- Instituições Públicas: Polícia, Ministério Público, Juíz à Elementos formais, nasceram para isso.
- Família, sociedade, comunidades, mídia à Elementos informais para impedir a prática de crime.
-
e)Uma das finalidades da Criminologia, no seu atual estágio de desenvolvimento, é questionar a própria existência de alguns tipos de crimes.
a criminologia afirma que a positivação excessiva não auxilia em nada o combate ao crime, pois o criminoso pratica o crime imaginando que sairá impune e, alem disso, não conhece a lei
-
Fui na que achei menos errada kkkkkk.
-
Em relação ao erro da C: A criminologia é uma ciência empírica e interdiciplinar responsável por subministrar elementos para compreender e enfrentar o fenômeno desviante.
-
Sobre a C:
Criminologia é uma ciência auxiliar do Direito Penal e a ele se circunscreve, visto ocupar-se das consequências dele decorrentes.
Circunscrever é sinônimo de: conter, limitar, restringir.
Ou seja, a criminologia não se limita ao direito penal. Ela é uma ciência AUTÔNOMA.
-
GABARITO E
Complemento.
1) Conceito de Criminologia: É uma ciência EMPÍRICA e INTERDISCIPLINAR, que se ocupa do estudo do CRIME, da pessoa do INFRATOR, da VÍTIMA e do CONTROLE SOCIAL do comportamento delitivo, e que trata de subministrar uma solução válida, constatada, sobre a gênese, dinâmica e variáveis principais do crime – contemplando este como problema individual e como problema social, assim como os programas de prevenção eficaz do mesmo e técnicas de intervenção positiva no homem delinquente e nos diversos modelos ou respostas ao delito.
2) A Criminologia é uma ciência empírica e interdisciplinar, fática do “ser” (busca observar cada conduta de infração da lei penal como fenômeno humano, biopsicossocial); o Direito Penal é uma ciência jurídica, cultural e normativa, do “dever ser”.
3) A criminologia se utiliza dos métodos biológico e sociológico, como ciência empírica e experimental que é. A criminologia utiliza-se da metodologia experimental, naturalística e indutiva para estudar o delinquente.
4) A Criminologia ocupa-se com a pesquisa científica do fenômeno criminal — suas causas, características, sua prevenção e o controle de sua incidência —, sendo uma ciência causal-explicativa do delito como fenômeno social e individual.
5) Segundo a doutrina dominante, a criminologia é uma ciência aplicada que se subdivide em dois ramos: a criminologia geral que consiste na sistematização, comparação e classificação dos resultados obtidos no âmbito das ciências criminais acerca do seu objeto; e a criminologia clínica (micro criminologia) que consiste na aplicação dos conhecimentos teóricos daquela para o tratamento dos criminosos.
Para haver progresso, tem que existir ordem.
DEUS SALVE O BRASIL.
WhatsApp: (061) 99125-8039
Instagram: CVFVitório
-
GABARITO - E: Uma das finalidades da Criminologia, no seu atual estágio de desenvolvimento, é questionar a própria existência de alguns tipos de crimes.
Analisando as outras alternativas:
A) Por ser uma categoria jurídica, o crime não é objeto de estudo da Criminologia, que se ocupa de seus efeitos.
Errado: O crime é objeto de estudo sim, porém o enfoque da criminologia é diferente do Direito Penal: Enquanto o Direito Penal enxerga o crime como um fato típico, antijurídico e culpável (corrente causalista) a Criminologia percebe ele como um problema social dividido em quatro elementos: incidência massiva na população (não se pode tipificar como crime um fato isolado); incidência aflitiva do fato praticado (o crime deve causar dor à vítima e à comunidade); persistência espaço-temporal do fato delituoso (é preciso que o delito ocorra reiteradamente por um período significativo de tempo no mesmo território) e consenso inequívoco acerca de sua etiologia e técnicas
de intervenção eficazes (a criminalização de condutas depende de uma análise minuciosa desses elementos e sua repercussão na sociedade). -
B) A finalidade precípua da Criminologia é fundamentar a tipificação criminal das condutas e as respectivas penas.
Errado: "Atualmente o objeto da criminologia está dividido em quatro vertentes: delito, delinquente, vítima e controle social."
C) Criminologia é uma ciência auxiliar do Direito Penal e a ele se circunscreve, visto ocupar-se das consequências dele decorrentes.
Errado: A Criminologia é uma ciência independente do Direito Penal.
"A criminologia moderna não pode se limitar à adoção do conceito jurídico-penal de delito, pois isso fulminaria sua independência e autonomia, transformando-se em mero instrumento de auxílio do sistema penal. De igual sorte, não aceita o conceito sociológico de crime como uma conduta desviada, que foge ao comportamento padrão de uma comunidade. Assim, para a criminologia, o crime é um fenômeno social, comunitário e que se mostra como um “problema” maior, a exigir do pesquisa dor uma empatia para se aproximar dele e o entender em suas múltiplas facetas. Destarte, a relatividade do conceito de delito é patente na criminologia, que o observa como
um problema social."
D) A vítima, primeiro objeto a ser estudado pela Criminologia, deixou de ser interesse dessa ciência a partir do surgimento da vitimologia.
Errado: O primeiro objeto a ser estudado pela criminologia é o delito.
Espero ter contribuído
Todos os conceitos foram retirados do Manual Esquemático de Criminologia 2012 - Nestor Sampaio Penteado Filho
"Há duas injustiças que o SENHOR abomina: que o inocente seja condenado e que o culpado seja colocado em plena liberdade como justo." Provérbios 17:15
-
Criminologia é uma ciência auxiliar do Direito Penal e a ele se circunscreve(Determina os limites?), visto ocupar-se das consequências dele decorrentes.
Criminologia NÃO é normativa.
-
Vamos lá!
Assinale a alternativa correta em relação ao conceito, método, objeto ou finalidade da Criminologia.
a)Por ser uma categoria jurídica, o crime não é objeto de estudo da Criminologia, que se ocupa de seus efeitos.
ERRADO!
b)A finalidade precípua da Criminologia é fundamentar a tipificação criminal das condutas e as respectivas penas.
Errado!!! É entender a causa e não fundamentar.
c)Criminologia é uma ciência auxiliar do Direito Penal e a ele se circunscreve, visto ocupar-se das consequências dele decorrentes.
Errado!!! Se ocupa em entender as causas.
d)A vítima, primeiro objeto a ser estudado pela Criminologia, deixou de ser interesse dessa ciência a partir do surgimento da vitimologia.
Errado! A vítima nunca foi a primeira, nem será a segunda, nem a terceira ou a quarta a ser estuda. Ela nunca deixou de ser interesse dessa ciência.
e)Uma das finalidades da Criminologia, no seu atual estágio de desenvolvimento, é questionar a própria existência de alguns tipos de crimes.
CORRETAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA!!!! É exatamente que eu disse alhures.
Deus no comando!!
IHUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUU
-
Circunscreve = Limitar-se
-
Obrigado guerreiros!!!
FORÇA DA CAVEIRA!
-
A questão aborda várias frentes dos temas trabalhados nesta aula, merecendo comentários apartados sobre cada alternativa:
A) A Criminologia não é categoria jurídica, e sim ciência autônoma. Além disso, ao contrário da alternativa, o crime é um dos objetos de estudo da criminologia;
B) A tipificação criminal de condutas e cominação de penas são finalidades do Direito Penal, e não da criminologia;
C) Vale sempre repetir: a criminologia é ciência autônoma, não se tratando de sub-ramo do Direito Penal;
D) A questão apresenta clara contradição. Ora, com o surgimento da Vitimologia (que, para alguns que compõem corrente minoritária, é ciência autônoma, inclusive), a vítima além de continuar sendo um dos objetos de estudo da criminologia, passou a ostentar relevância ainda maior;
E) Correto, já que é realmente uma das finalidades da Criminologia questionar algumas figuras criminosas tipificadas pelo Direito Penal. Já tivemos a oportunidade de explicar que o conceito de crime para a criminologia é muito mais amplo comparado aos conceitos apresentados pelo Direito Penal. O direito penal, por exemplo, permite a criação de crimes com base em fatos isolados com repercussão midiática (o que acontece com certa frequência no Brasil, com o chamado Direito Penal Simbólico e Midiático). A Criminologia critica a criação de tipos penais criados dessa forma.
Resposta: E
-
Assertiva E
Uma das finalidades da Criminologia, no seu atual estágio de desenvolvimento, é questionar a própria existência de alguns tipos de crimes.
-
Assertiva E
Uma das finalidades da Criminologia, no seu atual estágio de desenvolvimento, é questionar a própria existência de alguns tipos de crimes.
-
O crime, para a criminologia, necessita de 4 requisitos:
a) incidência aflitiva = causar dor
b) persistência espaço-temporal = constância em um determinado local e por determinado tempo
c) consenso sobre sua etiologia e forma de combate
d) fato reiterado na sociedade
tal conceito não se identifica perfeitamente com o do direito penal. Por exemplo: molestar cetáceo é crime - mexer com uma baleia, por exemplo (para o direito penal), mas para a criminologia ele não o é, tendo em vista que não preenche todos os requisitos acima mencionados.
Qualquer equívoco me avisem, obrigado.
-
Assertiva E
a criminologia buscava essencialmente explicar a origem da delinquência por meio de métodos científicos. Na atualidade, porém, a criminologia ampliou seu foco para as críticas e sugestões de estratégias para o controle da criminalidade, coincidindo em parte com os objetivos da política criminal. Desse modo, pode-se dizer que a criminologia contemporânea orienta a política criminal na prevenção especial e direta dos crimes socialmente relevantes, na intervenção relativa às suas manifestações e aos seus graves efeitos sociais, o que o questionamento da própria existência de alguns tipos de crimes
-
Mas uma vez fazendo menção ao estudo do Abolicionismo Penal
#foco
-
concordo
-
Concordo.
-
Apesar de a afirmativa estar correta em parte, tem de concordar que ela está MUITO incompleta. Duvido que na hora da prova vc marcaria como certo
-
Apesar de a afirmativa estar correta em parte, tem de concordar que ela está MUITO incompleta. Duvido que na hora da prova vc marcaria como certo
-
"MUITO" kkkkkk
-
"MUITO" kkkkkk
-
Ano: 2009 Banca: Órgão: Prova:
As funções da contabilidade incluem a orientação dos usuários, assim entendida a prestação de informações úteis que possam evidenciar as mutações patrimoniais, tanto qualitativas quanto quantitativas. (CORRETO)
#QUESTÃO QUE REFORÇA A RESPOSTA DO COLEGA.
-
Ano: 2009 Banca: Órgão: Prova:
As funções da contabilidade incluem a orientação dos usuários, assim entendida a prestação de informações úteis que possam evidenciar as mutações patrimoniais, tanto qualitativas quanto quantitativas. (CORRETO)
#QUESTÃO QUE REFORÇA A RESPOSTA DO COLEGA.
-
Sobre a C:
A Criminologia é uma ciência autônoma e independente do Direito Penal.
Ao lado deste e da Política Criminal, forma as Ciências Penais.
-
Em 05/02/21 às 13:07, você respondeu a opção C.
!
Você errou!Em 25/01/21 às 11:34, você respondeu a opção C.
!
Você errou!Em 06/01/21 às 11:40, você respondeu a opção E.
Você acertou!Em 21/11/20 às 22:14, você respondeu a opção E.
-
Em 05/02/21 às 13:07, você respondeu a opção C.
!
Você errou!Em 25/01/21 às 11:34, você respondeu a opção C.
!
Você errou!Em 06/01/21 às 11:40, você respondeu a opção E.
Você acertou!Em 21/11/20 às 22:14, você respondeu a opção E.
-
A Criminologia, para cumprir sua função, pode tentar compreender as causas do crime, e a isso se dá o nome de “etiologia”. No desempenho dessa função etiológica, deve-se considerar que o crime, na maioria das vezes, terá causas multifatoriais. Não se trata da existência de apenas uma causa para o crime, mas sim da coexistência dinâmica de fatores sociais, biológicos, psíquicos etc.
-
Por que as respostas estão saindo todas duplicadas aqui?
-
Por que as respostas estão saindo todas duplicadas aqui?
-
Por ser uma categoria jurídica, o crime não é objeto de estudo da Criminologia, que se ocupa de seus efeitos. Objetos de estudo: o crime, o criminoso, a vítima(vitimologia) e o controle social(formal e informal)
B- A finalidade precípua da Criminologia é fundamentar a tipificação criminal das condutas e as respectivas penas.
A criminologia não é uma ciência axiológica como o direito penal. Sua finalidade precípua é entender e explicar o crime.
C- Criminologia é uma ciência auxiliar do Direito Penal e a ele se circunscreve, visto ocupar-se das consequências dele decorrentes.
A criminologia é uma ciência independente. Possui objeto de estudo, conceito e finalidade.
D- A vítima, primeiro objeto a ser estudado pela Criminologia, deixou de ser interesse dessa ciência a partir do surgimento da vitimologia.
A vítimologia é terceiro objeto de estudo. Os principais estudiosos são HANS GROSS, HANS VON Henting e Mendelson (para a vunesp). Considerando-se mendelson "o pai da vitimologia" no sentido figurado
E- Uma das finalidades da Criminologia, no seu atual estágio de desenvolvimento, é questionar a própria existência de alguns tipos de crimes. Criminologia = questionar, compreender e explicar o crime.
-
GABARITO E
-
GABARITO: Letra C
a) A finalidade precípua da Criminologia é fundamentar a tipificação criminal das condutas e as respectivas penas.
A finalidade precípua da Criminologia é prover a sociedade e os poderes constituídos de informações acerca do crime, do criminoso, da vítima e dos mecanismos de controle social, contribuindo, assim, para o controle e a prevenção criminal.
A fundamentação da tipificação criminal das condutas e das respectivas penas é feita pelo Direito Penal (ex.: Exposição de Motivos do Código Penal).
Alternativa INCORRETA.
b) A vítima, primeiro objeto a ser estudado pela Criminologia, deixou de ser interesse dessa ciência a partir do surgimento da vitimologia.
O primeiro objeto a ser estudado pela Criminologia foi o crime (Escola Clássica), seguido pelo do criminoso (Escolas Positivas), para só depois ser inserido o estudo da vítima (Vitimologia) e dos mecanismos de controle social.
A Vitimologia é a ciência que se ocupa da vítima e da vitimização, ou seja, o estudo da vítima na Criminologia passou a ganhar relevância com o surgimento dessa ciência.
Alternativa INCORRETA.
c) Uma das finalidades da Criminologia, no seu atual estágio de desenvolvimento, é questionar a própria existência de alguns tipos de crimes.
Modernamente tem-se debatido como e por que se elaboram as leis, especialmente, as leis penais. Questionar a própria existência de alguns tipos de crimes faz parte da finalidade secundária da Criminologia, que é buscar alternativas para responder ao fenômeno criminal, a fim de preveni-lo e de controlá-lo.
Alternativa CORRETA.
d) Criminologia é uma ciência auxiliar do Direito Penal e a ele se circunscreve, visto ocupar-se das consequências dele decorrentes.
A Criminologia é uma ciência autônoma, empírica e interdisciplinar, sofrendo forte influências da Sociologia, do Direito Penal e Processual Penal, da Psicologia etc. O fato de a Criminologia ter como seu objeto o crime, o criminoso e a vítima, consequências da existência do Direito Penal (pelo próprio princípio da legalidade - “não há crime sem lei anterior que o defina"), não faz com que aquela ciência torne-se auxiliar desta, pois o seu objeto pode ser explicado por diferentes áreas do saber de forma independente.
Alternativa INCORRETA.
e) Por ser uma categoria jurídica, o crime não é objeto de estudo da Criminologia, que se ocupa de seus efeitos.
O crime é estudado pela Criminologia não só como uma categoria jurídica, mas como um fenômeno social, comunitário, que se torna um "problema social" para o pesquisador, que deve exergá-lo em suas múltiplas facetas.
Alternativa INCORRETA.
Fonte: Eduardo Araújo - Tecconcursos
-
ABARITO - E: Uma das finalidades da Criminologia, no seu atual estágio de desenvolvimento, é questionar a própria existência de alguns tipos de crimes.
Sim.
Por exemplo, abolicionismo - É na criminologia.
Por exemplo, minimalismo - É na criminologia
-
CRIME/DELITO
Para ser considerado crime pela criminologia deve-se atender os requisitos abaixo:
a) Repetição do fato criminoso na sociedade. (fatos isolados não são crime).
b) Produção de sofrimento efetivo à vítima e à sociedade. (casos insignificantes não são crime).
c) Práticas reiteradas do crime de forma distribuída no território nacional. (tem que está acontecendo em todo o Brasil, não somente em alguma região específica).
d) Conclusão consensual acerca da etiologia (estudo da origem e causa do crime) e das técnicas de intervenção para o seu enfrentamento eficaz.
-
Nessa eu me quebrei. Mas não errarei mais. Acabei de aprender através de um comentário de um filho de Deus que postou aí. Obrigado...
-
Essa é pra não zerar a prova.
Que caia uma dessa na PCSP 2022
-
LETRA E
-
Minha contribuição.
Conceito, cientificidade, métodos, objetivos e finalidades da Criminologia
O que é? É uma das ciências criminais.
Conceito de criminologia: é a ciência empírica (observação dos fatos) e interdisciplinar que se preocupa com o estudo do crime, do criminoso, da vítima e do comportamento da sociedade em relação à criminalidade (controle social).
Subdivisão dos ramos da Criminologia
-Criminologia Geral: consiste na sistematização, comparação e classificação dos resultados obtidos no âmbito das ciências criminais acerca do seu objeto.
-Criminologia Clínica (Microcriminologia): consiste na aplicação dos conhecimentos teóricos da Criminologia Geral para o tratamento dos criminosos, estudando a pessoa do criminoso em busca de sua ressocialização.
Métodos
A criminologia, por meio de estudos biológicos e sociológicos, possui os seguintes métodos:
-Empirismo (experimental): extrai conclusões observando a realidade por meio dos sentidos humanos (observação sistemática dos fenômenos). Baseia-se em evidências e fatos.
-Indutivo: conhece primeiro a realidade para depois explicá-la. Informações vêm dos dados que foram produzidos.
-Interdisciplinaridade: a criminologia utiliza-se e necessita do conhecimento de diversas áreas e ciências.
Objetos: crime (delito), criminoso (delinquente), vítima e controle social.
Mnemônico para os objetos da criminologia: DDVC
D-Delito
D-Delinquente
V-Vítima
C-Controle Social
Controle social: é o conjunto de instituições, estratégias e sanções sociais que pretendem promover a obediência dos indivíduos aos modelos e regras comunitárias. Encontra-se dividido em:
1. Controle social formal: polícia, Judiciário, administração penitenciária etc.;
2. Controle social informal: família, escola, igreja etc.
Finalidades: compreender e prevenir o crime; intervir na pessoa do delinquente, conhecendo-o e entendendo sua causa; valorar os diferentes modelos de respostas à criminalidade de vários ramos do conhecimento.
Abraço!!!