-
Alguém tem alguma referência?
-
Eletroduto c/1 condutor => max 53%
Eletroduto c/2 condutores => max 31%
Eletroduto c/3 ou mais condutores => 40%
-
Nunca vi essa regra em livros ou na própria NBR 5410.
No site do software AltoQi achei uma sugestão (configuração do sotware) de aumentar o diâmetro do eletroduto, para não diminuir o comprimento desse eletroduto por causa das curvas.
Referência: http://faq.altoqi.com.br/content/420/985/pt-br/dimensionamento-dos-condutos.html
Ainda acho que não é base teórica suficiente para fazer uma questão de concurso.
-
Livro de Instalações Elétricas do Cotrim, 5ª ed., pág. 185.
Ocupação de eletrodutos, comprimentos máximos e número de curvas
"Quando não for possível evitar a passagem da linha por locais que impeçam, por algum motivo, a colocação da caixa intermediária, o comprimento do trecho contínuo pode ser aumentado, desde que seja utilizado um eletroduto de tamanho nominal imediatamente superior para cada 6 m, ou fração, de aumento da distância máxima calculada. Assim, um aumento, por exemplo, de 9 m implica um eletroduto com tamanho dois degraus acima do inicialmente definido, com base na taxa de ocupação máxima indicada anteriormente."
Pela norma, o limite é de 15 m para trechos com curvas sendo linhas internas às edificações. Assim, o excedente é de 24 - 15 = 9 m. Como no texto acima, o eletroduto deverá ter dois degraus acima do inicialmente definido, que pode ser interpretado também como "aumentado 3 vezes" em relação ao inicialmente dimensionado, de acordo com a alternativa (C).
Mesmo assim, a questão não me convence. Considerando eletrodutos rígidos de PVC, por exemplo, têm-se os tamanhos nominais 16, 20, 25,32,40, 50, 60, 75 e 85. Se for utilizado inicialmente o de 16 para os 15 primeiros metros, deveríamos colocar em seguida o de 25 para os 9 m restantes e dessa forma não seria um aumento de 3 vezes do que foi definido inicialmente.
Espero ter esclarecido.
-
Podemos encontrar a resposta desta pergunta analisando a NBR 5410 (item 6.2.11.1.6, na letra b) :
b) os trechos contínuos de tubulação, sem interposição de caixas ou equipamentos, não devem exceder 15 m de comprimento para linhas internas às edificações e 30 m para as linhas em áreas externas às edificações, se os trechos forem retilíneos. Se os trechos incluírem curvas, o limite de 15 m e o de 30 m devem ser reduzidos em 3 m para cada curva de 90°.
NOTA Quando não for possível evitar a passagem da linha por locais que impeçam, por algum motivo, a colocação de caixa intermediária, o comprimento do trecho contínuo pode ser aumentado, desde que seja utilizado um eletroduto de tamanho nominal imediatamente superior para cada 6 m, ou fração, de aumento da distância máxima calculada segundo os critérios da alínea b). Assim, um aumento, por exemplo, de 9 m implica um eletroduto com tamanho dois degraus acima do inicialmente definido, com base na taxa de ocupação máxima indicada na alínea a).
Sendo assim, temos 3 curvas de 90º, o trecho não deve exeder 6m (15 - 3 - 3 - 3 = 6m). Como o trecho total tem 24m devemos aumentar o tamanho do condutor 3 vezes, ou seja:
-> 0 - 6m: eletroduto tamanho nominal
->6-12m: eletroduto aumentado 1 vez em relação ao nominal
->12-18m: eletroduto aumentado 2 vezes em relação ao nominal
->18-24m: eletroduto aumentado 3 vezes em relação ao nominal
Não sei se esse é o raciocinio da questão, mas eu entendi assim.
-
problema foi a questão nao informar se o trecho era interno ou externo.