SóProvas


ID
2718766
Banca
FUMARC
Órgão
COPASA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

No que tange aos episódios de acidentes com material biológico, NÃO é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • O HBV também é encontrado em vários outros materiais biológicos, incluindo leite materno, líquido biliar, líquor, fezes, secreções nasofaríngeas, saliva, suor e líquido articular. A maior parte desses materiais biológicos não é um bom veiculo para a transmissão do HBV.

  • letra c

    Transmissão 

    O vírus da hepatite B está presente no sangue, na saliva, no sêmen e nas secreções vaginais da pessoa infectada. A transmissão pode ocorrer por via perinatal, isto é, da mãe para o feto na gravidez, durante e após o parto; por via horizontal, através de pequenos ferimentos na pele e nas mucosas; pelo uso de drogas injetáveis e por transfusões de sangue (risco que praticamente desapareceu desde que o sangue dos doadores passou a ser rotineiramente analisado).
    As relações sexuais constituem outra via importante de transmissão da hepatite B, considerada uma enfecçao sexualmente transmissível (IST), porque o vírus atinge concentrações altas nas secreções sexuais.

     

    O vírus da hepatite C transmite-se, principalmente, por via sanguínea, bastando uma pequena quantidade de sangue contaminado para transmiti-lo, se este entrar na corrente sanguínea de alguém através de um corte ou uma ferida, ou na partilha de seringas. A transmissão por via sexual é pouco frequente e o vírus não se propaga no convívio social ou na partilha de objetos. Apesar de o vírus já ter sido detectado na saliva, é pouco provável a transmissão através do beijo, a menos que existam feridas na boca.

  • Após contato com material biológico deve-se lavar exaustiva do local exposto com água e sabão nos casos de exposições percutâneas ou cutâneas (a utilização de soluções anti-sépticas degermantes é uma opção), nas exposições de mucosas, deve-se lavar exaustivamente com água ou com solução salina fisiológica. Procedimentos que aumentam a área exposta (cortes, injeções locais) e a utilização de soluções irritantes como éter, hipoclorito ou glutaraldeído são contra-indicados.

    Materiais biológicos considerados potencialmente não-infectantes são:

    - Hepatite B e C: escarro, suor, lágrima, urina e vômitos, exceto se tiver sangue.

    - HIV: fezes, secreção nasal, saliva, escarro, suor, lágrima, urina e vômitos, exceto se tiver sangue.

    Portanto a alternativa C apresenta a informação incorreta, já que as secreções mencionadas não são consideradas infectantes.

    Gabarito do Professor: Letra C

    Bibliografia

    http://conitec.gov.br/images/Consultas/Relatorios/2017/Relatorio_PCDT_ProfilaxiaPosExposicaoRiscoInfeccao_HIV_IST_HepatitesVirais_CP.pdf