SóProvas


ID
2719342
Banca
VUNESP
Órgão
PM-SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
História
Assuntos

No Brasil pós 1930, a relação entre intelectuais e os valores autoritários que emanavam do Estado não deve ser vista como passiva, com homens letrados e artistas “bem-intencionados” tornando-se vítimas das manipulações de políticos espertalhões. As soluções autoritárias para a “questão nacional” ou para o campo cultural, sobretudo aquelas que envolviam a educação das massas e a imposição de valores nacionalistas às elites regionais, eram compartilhadas por vários intelectuais ideologicamente distintos entre si, como liberais, fascistas, católicos e positivistas.

(Napolitano, M. História do Brasil República: da queda da Monarquia ao fim do Estado Novo. São Paulo: Contexto, 2016. Adaptado)


À época, os intelectuais passaram a ver no Estado

Alternativas
Comentários
  • Resposta correta é a letra (B)


    Os intelectuais passaram a ver no Estado um meio para construir os valores da “brasilidade”, forjando uma nação integrada que unisse elites e classes populares.

  • Qual foi a influência dos liberais, fascistas, católicos e positivistas na república oligárquica? Qual objetivo e trabalho deles nesta época?

  • Os intelectuais foram influenciados pelo movimento modernista europeu, buscou inspiração para suas obras (semana de artes modernas), criticando a república velha e construindo UMA IDENTIDADE NACIONAL.

  • É nesse contexto que surgem os chamados estudos sobre o "caráter brasileiro" que visavam responder à seguinte questão: o que é o Brasil? Como exemplos, podemos citar: Casa Grande e Senzala (1933), de Gilberto Freyre, Raízes do Brasil (1936), de Sérgio Buarque de Holanda e Formação do Brasil Contemporâneo (1942), de Caio Prado Júnior.

  • GABARITO: B

    Durante o Estado Novo, houve uma excessiva valorização nacionalista - Vargas proibia o uso de bandeiras, hinos e outros símbolos que não fossem nacionais.

  • GAB B

    Vargas queria trabalhar para o povo, trabalhar para a nação! Compartilhando com e elite e classes populares os mesmos valores democráticos.

  • B - um meio para construir os valores da “brasilidade”, forjando uma nação integrada que unisse elites e classes populares.