SóProvas


ID
2719363
Banca
VUNESP
Órgão
PM-SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Dados divulgados em agosto de 2017 pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) mostrava que a população brasileira era de 207,7 milhões de habitantes.


Analisando-se as características da população brasileira, é possível constatar que

Alternativas
Comentários
  • Para quem ja esgotou as questões grátis: E

  • A população brasileira apresenta: queda na natalidade, aumento na expectativa de vida (e queda na mortalidade infantil) e um envelhecimento da população. A qualidade de vida é medida pelo IDH, que considera a expectativa de vida, escolaridade e renda per capta.

     

     

    https://www.estrategiaconcursos.com.br/blog/resolucao-comentada-geografia-pmsp-vale-tentar-recurso/

  • Gabarito: E

     

    - A letra A está errada já que a taxa de fecundidade tem caído no país, fazendo com que o crescimento vegetativo fique cada vez mais lento.

    - A letra B está errada já que as taxas de urbanização é bastante diferente nas diversas regiões do país, sendo muito elevada no sudeste e mais baixa no norte, por exemplo.

    - A letra C está errada já que a expectativa dos brasileiros vem numa crescente atingindo os 75 anos em 2015.

    - A letra D está errada - As migrações entre regiões diminuíram, mas não devido à um equilíbrio entre os agentes produtivos pelo país.

    - A resposta correta é a letra E, a taxa de mortalidade infantil vem caindo no Brasil. A única exceção é o resultado referente ao ano de 2016, que foi divulgado em 2018, provavelmente depois da aplicação desta prova, que mostra que a mortalidade infantil teve um pequeno amento passando de 13,3 em 2015 para 14 em 2016.

     

    Prof. Giovanni Mannarino
     

  • A migração interna foi analisada em publicação divulgada na sexta-feira, 15/06/11, pelo IBGE, com base nos dados do Censo 2000 e nas Pesquisas Nacionais por Amostra de Domicílio (Pnad) de 2004 e 2009. O Censo 2000 mostrou que havia 5,1 milhões de pessoas que migraram de um Estado para outro nos 5 anos anteriores. Em 2004, a Pnad indicou que o número de migrantes caíra para 4,63 milhões. Na Pnad de 2009, foram apurados 3,24 milhões. Houve, portanto, em nove anos, uma queda de 37,5% no número absoluto de pessoas que fixaram residência em outros Estados.

     

    "A principal motivação para a migração é a busca por trabalho. Qualidade de vida e menos violência podem ser complementares. Dos anos 80 para cá, houve desconcentração da atividade econômica. O Nordeste passou a segurar população e atrair a migração de retorno. Pode-se dizer que o País hoje se desenvolve em quase todas as áreas. Com essa mudança no modelo de desenvolvimento, os migrantes tendem a diminuir", resume o pesquisador do IBGE Antônio Tadeu Ribeiro de Oliveira, um dos organizadores da publicação Reflexões sobre os deslocamentos populacionais no Brasil.

    não entendi porque a "D" esta errada?

  • gente, não entendi! a questão D esta certa!

  • Karoline Gama a D está errada por causa disto: a migração entre as regiões brasileiras parou de crescer há mais de uma década, o que mostra a regularidade da distribuição das atividades econômicas pelo país.

    Muito pelo contrário não temos uma regularidade nas atividades econômicas do pais.

  • Acredito que por ser uma questão cujo único dado é a quantidade da população a gente tem que focar em questões de natalidade e mortalidade. Não há nenhum dado de apoio sobre migração ou qualquer coisa parecida. Gabarito: E

  • Eu fiquei em duvidada entre A e E! Mas se a taxa de fecundidade está fraca porque a população brasileira aumenta? porque morre menos bbs!

  • Pessoal, a letra A n está totalmente errada. Atualmente, as taxas de urbanização das regiões estão bem próximas.

  • A taxa de crescimento vegetativo será positiva quando o número de nascimentos for superior ao número de mortes, ou negativo se o número de mortes for superior ao de nascimentos. Os índices de mortalidade e natalidade são considerados na proporção de uma pessoa a cada mil por um ano.