SóProvas


ID
2719675
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IFF
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A respeito de vacinação, julgue o item a seguir.


I A vacina BCG é administrada em dose única, por via intradérmica, o mais precocemente possível, de preferência na maternidade, logo após o nascimento.

II Recomenda-se, quando o esquema de vacinação se encontra incompleto para hepatite B, reiniciá-lo.

III Viajantes devem receber vacinação contra febre amarela pelo menos dez dias antes da viagem, mesmo no caso de revacinação.

IV Contraindica-se a vacina tríplice bacteriana (DTP) para criança a partir de sete anos de idade.


Estão certos apenas os itens

Alternativas
Comentários
  • GABARITO LETRA C, assertivas I e IV corretas. Corrigindo as demais:

    II-  Em caso de esquema vacinal incompleto, não reiniciar, apenas completar. 

    III- Para quem irá viajar, a vacina deve ser administrada com antecedência mínima de 10 dias da data da viagem.  A comprovação da vacinação é exigida por alguns países a viajantes brasileiros, já que o Brasil é considerado endêmico para a doença. O documento internacional de registro da vacina chama-se Certificado Internacional de Vacinação e Profilaxia (CIVP). 

     

    COMPLEMENTO: IV- DTP, DTPa e DT: são contraindicada para crianças a partir de 7 anos de idade. Após 7 anos, administrar dT 

     

     

     

     

    FONTE: MANUAL DE NORMAS E PROCEDIMENTOS PARA VACINAÇÃO. MS, 2013.

  • então a alternativa III está correta.

  • Não entendi porque a III está incorreta e a IV correta.

     

  • Não entendi o porquê do item "III Viajantes devem receber vacinação contra febre amarela pelo menos dez dias antes da viagem, mesmo no caso de revacinação." estar incorreto... Quando há revacinação não é necessário aguardar 10 dias?

  • O erro da alternativa III  está na parte final da assertiva : Viajantes devem receber vacinação contra febre amarela pelo menos dez dias antes da viagem, mesmo no caso de revacinação.  O prazo de 10 dias não se aplica no caso de revacinação. Será considerada a pessoa vacinada, aquela que tiver comprovação de vacinação, com uma dose ao longo da vida.

  • De acordo com Manual de Saúde Pública do Prof. Romulo Passos, os Viajantes  ( SE NUNCA FORAM VACINADOS) receberam com antecendência de pelo menos 10 dias da viagem a vacina da F.A (Febre Amarela).

  • No caso da Alternativa IV-  Contraindica-se a vacina tríplice bacteriana (DTP) para criança a partir de sete anos de idade. Porque é indicada para crianças entre 4 a 6 anos , 11 meses e 29 dias.

  • Crianças > 7 anos são vacinadas com DT e não DTP.

  • A vacina contra a febre amarela deve ser aplicada pelo menos dez dias antes de qualquer viagem para locais do país onde há recomendação de imunização. A pasta destacou que a orientação só é válida para pessoas que nunca se vacinaram: quem já tiver recebido uma dose ao longo da vida não precisa procurar novamente os postos de saúde.

  • A respeito de vacinação, julgue o item a seguir :

    I A vacina BCG é administrada em dose única, por via intradérmica, o mais precocemente possível, de preferência na maternidade, logo após o nascimento : CERTO .

    II Recomenda-se, quando o esquema de vacinação se encontra incompleto para hepatite B, reiniciá-lo : ERRADO .

    III Viajantes devem receber vacinação contra febre amarela pelo menos dez dias antes da viagem, mesmo no caso de revacinação : ERRADO .

    IV Contraindica-se a vacina tríplice bacteriana (DTP) para criança a partir de sete anos de idade : CERTO :

    INDICAÇÃO : crianças entre 4 a 6 anos , 11 meses e 29 dias.

    Estão certos : GABARITO C ) : I e IV.