SóProvas


ID
2719699
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IFF
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Julgue os itens a seguir, acerca da vigilância epidemiológica na transmissão de doenças.


I A transmissão da doença meningocócica ocorre por contato indireto, pessoa a pessoa, por meio de secreções respiratórias de pessoas infectadas, assintomáticas ou doentes, tendo os fômites grande importância na cadeia epidemiológica.

II O tratamento para a infecção por sarampo é feito com anti-inflamatórios e corticoides. É recomendada, ainda, a antibioticoprofilaxia.

III Inexiste tratamento específico para a rubéola; apenas os sinais e sintomas são tratados.

IV A principal medida de prevenção contra o tétano acidental é a vacinação dos suscetíveis na rotina das unidades básicas de saúde no Brasil.


Estão certos apenas os itens

Alternativas
Comentários
  • Gabarito letra. Correção das assertivas erradas:

    I- Doença meningocócica: Modo de transmissão --> contato direto pessoa a pessoa, por meio de secreções respiratórias de pessoas infectadas, assintomáticas ou doentes. A transmissão por fômites não é importante.

    II-  Sarampo: Não existe tratamento específico para a infecção por sarampo. O tratamento profilático com antibiótico é contraindicado. Recomenda-se a administração da vitamina A em todas as crianças acometidas pela doença, para reduzir a ocorrência de casos graves e fatais, no mesmo dia do diagnóstico do sarampo. 

     

     

     

    FONTE: GUIA DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE. MS, 2016.

  • Itens corretos:


    III Inexiste tratamento específico para a rubéola; apenas os sinais e sintomas são tratados.

    IV A principal medida de prevenção contra o tétano acidental é a vacinação dos suscetíveis na rotina das unidades básicas de saúde no Brasil.


  • A transmissão da doença meningocócica ocorre pelo contato íntimo de pessoa a pessoa (pessoas que residem no mesmo domicílio ou que compartilham o mesmo dormitório em internatos, quartéis, creches, etc.), por meio de gotículas das secreções da nasofaringe. O principal transmissor é o portador assintomático. A primeira afirmativa está errada.

    O tratamento do sarampo é sintomático, podendo ser utilizados antitérmicos, hidratação oral, terapia nutricional com incentivo ao aleitamento materno e higiene adequada dos olhos, pele e vias aéreas superiores. Segunda afirmativa está incorreta.

    Está correto a afirmativa III quando é colocado que inexiste tratamento específico para a rubéola; apenas os sinais e sintomas são tratados.

    O tétano acidental é uma toxi-infecção grave, não contagiosa, causada pela ação de exotoxinas produzidas pelo bacilo tetânico, as quais provocam um estado de hiperexcitabilidade do sistema nervoso central. A principal medida de prevenção contra o tétano acidental é a vacinação dos suscetíveis na rotina das unidades básicas de saúde no Brasil. A última afirmativa está correta.

    Gabarito do Professor: Letra E.

    Bibliografia

    Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Departamento de Vigilância Epidemiológica. Doenças infecciosas e parasitárias: guia de bolso / Ministério da Saúde, Secretaria de Vigilância em Saúde, Departamento de Vigilância Epidemiológica. – 8. ed. rev. – Brasília: Ministério da Saúde, 2010.


  • Entendi