SóProvas


ID
2719711
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IFF
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Durante uma consulta de enfermagem no grupo de planejamento familiar, uma mulher de vinte e quatro anos de idade, casada, mãe de três filhos, declarou que não tinha doença crônica de base. Ela informou que seus dois primeiros partos ocorreram por cesárea, aos dezesseis anos de idade e aos vinte e um anos de idade, e que o terceiro parto, aos vinte e três anos de idade e no período de gestação de trinta e seis semanas, foi natural e em casa, pois ela se encontrava, à época, em zona rural. Relatou, ainda, que lamenta não ter tido oportunidade de realizar laqueadura no último parto. Como ela tinha dúvidas quanto ao planejamento familiar, quis se informar sobre técnicas experimentais, bem como as vantagens de usufruir dos serviços das redes pública e privada.


Tendo essa situação hipotética como referência inicial, um enfermeiro que necessite fornecer informações legais sobre planejamento familiar a pacientes deverá saber que

Alternativas
Comentários
  • Planejamento Familiar é um conjunto de ações que auxiliam homens e mulheres a planejar a chegada dos filhos, e também a prevenir gravidez indesejada.

     

    www.gineco.com.br/saude-feminina/metodos-contraceptivos/planejamento-familiar/

     

    "Vamos pessoal! A preguiça é a mãe da pobreza! Você quer ser pobre??"

  • GABARITO LETRA E. FUNDAMENTO:

    e) Art.8..A realização de experiências com seres humanos no campo da regulação da fecundidade somente será permitida se previamente autorizada, fiscalizada e controlada pela direção nacional do SUS e atendidos os critérios da OMS.

    Corrigindo as demais :

    a) §5º Se casados, a esterilização depende do consentimento de ambos os cônjuges. 

    b)  Art. 10. Esterilização voluntária --> Em homens e mulheres com capacidade civil plena e >25a de idade, ou, pelo menos com 2 filhos vivos, desde que observado o prazo mínimo de 60d entre o interesse e o ato cirúrgico, período no qual será propiciado acesso a serviço de regulação da fecundidade, incluindo aconselhamento por equipe multidisciplinar, visando desencorajar esterilização precoce.

    c) Art.2.CONCEITO: conjunto de ações de regulação da fecundidade que garanta direitos iguais de constituição, limitação ou aumento da prole pela mulher, pelo homem ou pelo casal.  PU. É PROIBIDA a utilização do planejamento familiar para qualquer tipo de controle demográfico.

    d) Art.6. As ações de PF serão exercidas por instituições públicas e privadas, filantrópicas ou não através dos mecanismos de fiscalização estabelecidos pela lei e pelas instâncias gestoras do SUS.

    PU. Compete à direção nacional do SUS definir as regras gerais de planejamento familiar.

    Art.7.É permitida a participação direta ou indireta de empresas ou capitais estrangeiros nas ações e pesquisas de planejamento familiar, desde que autorizada, fiscalizada e controlada por órgão do SUS.

     

     

                                                                                                                    FONTE: LEI N. 9263/1996 PLANEJAMENTO FAMILIAR

     

     

     

     

  • No planejamento familiar é condição para que se realize a esterilização o registro de expressa manifestação da vontade em documento escrito e firmado, após a informação a respeito dos riscos da cirurgia, possíveis efeitos colaterais, dificuldades de sua reversão e opções de contracepção reversíveis existentes. Ou seja, a alternativa A está errada. 

    Somente é permitida a esterilização voluntária em homens e mulheres com capacidade civil plena e maiores de vinte e cinco anos de idade ou, pelo menos, com dois filhos vivos, desde que observado o prazo mínimo de sessenta dias entre a manifestação da vontade e o ato cirúrgico, período no qual será propiciado à pessoa interessada acesso a serviço de regulação da fecundidade, incluindo aconselhamento por equipe multidisciplinar, visando desencorajar a esterilização precoce. O planejamento familiar é direito de todo cidadão. Alternativa B está errada. 

    O planejamento familiar orienta-se por ações preventivas e educativas e pela garantia de acesso igualitário a informações, meios, métodos e técnicas disponíveis para a regulação da fecundidade. O intuito do planejamento familiar não é o controle demográfico mas sim ações preventivas e educativas. Alternativa C está errada. 

    Segundo a Lei 8080/90 a iniciativa privada poderá participar do Sistema Único de Saúde (SUS), em caráter complementar. É vedada a participação direta ou indireta de empresas ou capitais estrangeiros na assistência à saúde no País, porém o planejamento familiar também pode ser realizado por empresas filantrópicas. Alternativa D está errada. 

    A realização de experiências com seres humanos no campo da regulação da fecundidade somente será permitida se previamente autorizada, fiscalizada e controlada pela direção nacional do Sistema Único de Saúde e atendidos os critérios estabelecidos pela Organização Mundial de Saúde. Alternativa E está correta. 

    Gabarito do Professor: Letra E.

    Bibliografia 

    http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9263.htm 

    http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L8080.htm 

    http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm