SóProvas


ID
2719714
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IFF
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Com relação às recomendações nacionais para a atenção básica associada à promoção da saúde sexual e reprodutiva, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Onde posso encontrar um referêncial para a resposta?

  • os profissionais da atenção básica devem encaminhar à atenção especializada os travestis e transexuais que façam uso abusivo de hormônios feminilizantes e masculinizantes.

  • Gabarito: Letra C

    O uso de silicone industrial assim como o uso abusivo de hormônios feminilizantes e masculinizantes são altamente prejudiciais à saúde. São utilizados, geralmente, sem controle e sem prescrição médica por grande parte das travestis e transexuais. Essa situação deve ser sempre considerada pelos profissionais da Atenção Básica, buscando encaminhar essas pessoas à atenção especializada. 

    fonte: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/saude_sexual_saude_reprodutiva.pdf - Pág 84

  • Comentando a E


    A hipertensão arterial sistêmica na gestante negra


    Os cuidados e procedimentos vistos anteriormente se dão também para as gestantes negras. Porém, estas mulheres requerem maiores cuidados devido à maior incidência de hipertensão arterial sistêmica, diabetes e morte materna na população negra. Por tal especificidade, as equipes de atenção básica devem conhecer e estar sensibilizadas com os agravos e riscos que incidem de forma mais intensa no referido grupo étnico. Para o atendimento às gestantes negras, a equipe de saúde necessita reforçar as orientações quanto à alimentação balanceada e saudável e verificar a possibilidade real de que tal dieta seja implementada, além de respeitar suas particularidades étnicas e culturais, no sentido de reduzir as desigualdades no perfil de morbimortalidade.


    A mortalidade materna da mulher negra relega à orfandade e à miséria absoluta um número significativo de crianças, já que, em sua grande maioria, as mulheres negras são chefes de família, sem cônjuges e com filhos. As causas podem estar relacionadas à predisposição biológica das negras para doenças como hipertensão arterial e diabetes, mas também aos fatores relacionados à dificuldade de acesso, à baixa qualidade do atendimento (por razões sociais ou de discriminação) e à falta de ações e de capacitação dos profissionais de saúde voltadas para os riscos específicos aos quais as mulheres negras estão expostas. As mulheres negras apresentam maior risco do que as mulheres brancas de contrair e morrer de determinadas doenças cujas causas são evitáveis. 


    FONTE: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/cadernos_atencao_basica_32_prenatal.pdf - PÁGINA 181.

  • O planejamento familiar orienta-se por ações preventivas e educativas e pela garantia de acesso igualitário a informações, meios, métodos e técnicas disponíveis para a regulação da fecundidade. A pessoa deficiente deve receber orientações com relação sexualidade e métodos preventivos. Alternativa A está errada. 

    No idoso é necessário orientar que o receio de apresentar disfunção erétil não deve evitar o uso de medicação anti-hipertensiva, pois o descontrole crônico da pressão não apenas acarretaria aterosclerose (e consequente disfunção erétil de tratamento mais difícil), como outros graves riscos à saúde. Alternativa B está errada. 

    O uso de silicone industrial assim como o uso abusivo de hormônios feminilizantes e masculinizantes são altamente prejudiciais à saúde. São utilizados, geralmente, sem controle e sem prescrição médica por grande parte das travestis e transexuais. Essa situação deve ser sempre considerada pelos profissionais da Atenção Básica, buscando encaminhar essas pessoas à atenção especializada. Portanto, a alternativa C está correta. 

    O uso do preservativo deve ser orientado a toda população sexualmente ativa independentemente da idade. Alternativa D está errada. 

    A hipertensão arterial é mais frequente, inicia-se mais precocemente e apresenta uma evolução mais grave na população negra. As doenças hipertensivas, por sua vez, constituem-se a principal causa de morte materna. Alguns estudos indicam que a morte materna por doenças hipertensivas é mais frequente entre as mulheres negras. Esses estudos revelam que a taxa de mortalidade dessas mulheres é quase seis vezes maior do que a de brancas. Alternativa E está errada. 

    Gabarito do Professor: Letra C.

    Bibliografia 

    Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Saúde sexual e saúde reprodutiva / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Atenção Básica. – Brasília: Ministério da Saúde, 2010. 


  • qual erro da B?