RESOLUÇÃO Nº 2, DE 30 DE JANEIRO 2012
Art. 15. Com fundamento no princípio do pluralismo de ideias e de concepções pedagógicas, no exercício de sua autonomia e na gestão democrática, o projeto políticopedagógico das unidades escolares, deve traduzir a proposta educativa construída coletivamente, garantida a participação efetiva da comunidade escolar e local, bem como a permanente construção da identidade entre a escola e o território no qual está inserida.
GAB: B
RESOLUÇÃO NO. 3, DE 21 DE NOVEMBRO DE 2018
Art. 26. Com fundamento no princípio do pluralismo de ideias e de concepções
pedagógicas, no exercício de sua autonomia e na gestão democrática, a proposta pedagógica
das unidades escolares deve traduzir a proposta educativa construída coletivamente, garantida
a participação efetiva da comunidade escolar e local, bem como a permanente construção da
identidade entre a escola e o território no qual está inserida.
A questão trata do projeto político pedagógico das escolas de ensino médio.
Vejamos o que dispõe a Resolução nº 3, de 21 de novembro de 2018, a respeito das Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio.
Art. 26. Com fundamento no princípio do pluralismo de ideias e de concepções pedagógicas, no exercício de sua autonomia e na gestão democrática, a proposta pedagógica das unidades escolares deve traduzir a proposta educativa construída coletivamente, garantida a participação efetiva da comunidade escolar e local, bem como a permanente construção da identidade entre a escola e o território no qual está inserida.
§ 1º Cabe a cada unidade escolar a elaboração da sua proposta pedagógica em consonância com o documento curricular definido pelo seu sistema de ensino.
§ 2º A proposta pedagógica deve conter o desenho dos arranjos curriculares a serem oferecidos pela unidade escolar, bem como as estratégias para oferta de itinerários formativos.
§ 3º A proposta pedagógica, na sua concepção e implementação, deve considerar os estudantes e os professores como sujeitos históricos e de direitos, participantes ativos e protagonistas na sua diversidade e singularidade.
§ 4º A instituição de ensino deve atualizar, periodicamente, sua proposta pedagógica e dar-lhe publicidade à comunidade escolar e às famílias.
Portanto, como visto no Art. 26, o PPP define a intencionalidade e as estratégias educacionais da escola. No entanto para ser compreendido dessa maneira, deverá assumir uma estratégia democrática, construída com base na coletividade.
Vejamos as alternativas:
A) é a expressão do desejo de um grupo de estudantes. ERRADA De acordo com o Art. 26. da Resolução nº 3, de 21 de novembro de 2018, o PPP não expressa apenas o desejo de um grupo de estudantes, mas sim de toda comunidade escolar.
B) deve ser fruto de uma construção coletiva. CORRETA De acordo com o Art. 26. da Resolução nº 3, de 21 de novembro de 2018
C) consiste na expressão da vontade do gestor escolar. ERRADA De acordo com o Art. 26. da Resolução nº 3, de 21 de novembro de 2018, o PPP consiste na expressão coletiva entre comunidade escolar e local
D) tem como fundamento o princípio do singularismo. ERRADA De acordo com o Art. 26. da Resolução nº 3, de 21 de novembro de 2018, tem como princípio o pluralismo de ideias.
E) deve expressar o corporativismo dos professores. ERRADA De acordo com o Art. 26. § 3º da Resolução nº 3, de 21 de novembro de 2018, os professores devem ser vistos como sujeitos históricos e de direitos, participantes ativos e protagonistas na sua diversidade e singularidade.
Portanto, a alternativa que responde a questão é a letra B.
Gabarito do professor: Letra B