SóProvas


ID
2719840
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IFF
Ano
2018
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Para se matricular no Programa Nacional de Integração da Educação Básica com a Educação Profissional na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA), o candidato deve

Alternativas
Comentários
  • Gab. D

  • Só raciocinar que para entrar no PROEJA deve ter mais de 15 (fundamental) ou 18 (médio). Logo, para ter o acesso a Educação Profissional, o jovem somente tem de ter o desejo de receber a educação profissional e não necessário ter terminado o fundamental ou médio.

  • Não entendi. Não deveria ser o ensino médio juntamente com o técnico?

  • Esta questão trata do ingresso ao Programa Nacional de Integração da Educação Básica com a Educação Profissional na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA).
    O PROEJA é um programa criado em 2005, que tem por objetivo atender à demanda de acesso de jovens e adultos à educação profissional e tecnológica de forma articulada com a elevação da escolaridade. Prioritariamente trabalhadores, jovens e adultos na faixa etária fora daquela compreendida pelas regras da escolaridade universal obrigatória determinada pela LDB e pelas Diretrizes Curriculares Nacionais de Educação de Jovens e Adultos. 
    Vejamos o que dispõe o DECRETO Nº 5.840, DE 13 DE JULHO DE 2006. 
    Art. 1º Fica instituído, no âmbito federal, o Programa Nacional de Integração da Educação Profissional à Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos - PROEJA, conforme as diretrizes estabelecidas neste Decreto.
    § 1º O PROEJA abrangerá os seguintes cursos e programas de educação profissional:
    I - formação inicial e continuada de trabalhadores; e
    II - educação profissional técnica de nível médio.
    § 2º Os cursos e programas do PROEJA deverão considerar as características dos jovens e adultos atendidos, e poderão ser articulados:
    I - ao ensino fundamental ou ao ensino médio, objetivando a elevação do nível de escolaridade do trabalhador, no caso da formação inicial e continuada de trabalhadores, nos termos do art. 3o, § 2o, do Decreto no 5.154, de 23 de julho de 2004; e
    II - ao ensino médio, de forma integrada ou concomitante, nos termos do art. 4o, § 1o, incisos I e II, do Decreto no 5.154, de 2004. 
    Vejamos as alternativas:
    A) ter concluído o ensino fundamental. - ERRADA De acordo com o Art. 1º § 2o o programa poderá ser articulado com o ensino fundamental. 
    B) ser oriundo de escola pública. - ERRADA Não é obrigatório ser aluno de escola pública, é necessário apenas participar do processo seletivo do programa. 
    C) estar cursando o ensino médio. - ERRADA De acordo com o Art. 1º § 2o o programa poderá ser articulado com o ensino médio. 
    D) estar buscando uma profissionalização. - CORRETA Para ingressar no programa o aluno deve estar em busca de formação e qualificação profissional. 
    E) ter concluído o ensino médio. - ERRADA De acordo com o Art. 1º § 2o o programa poderá ser articulado com o ensino médio. 
    Portanto, o gabarito da questão é a letra D. 
    Gabarito do professor: Letra D