SóProvas


ID
2720038
Banca
UFPR
Órgão
UFPR
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

As doenças sexualmente transmissíveis ou infecções sexualmente transmissíveis (IST) são infecções do trato reprodutivo causadas por microrganismos transmitidos por relação sexual vaginal, anal ou oral. A respeito do assunto, identifique como verdadeiras (V) ou falsas (F) as seguintes afirmativas:


( ) A candidíase vulvovaginal é uma das etiologias mais comuns de corrimento vaginal. Também é conhecida como infecção por leveduras, monilíase ou micose. Não é considerada uma IST, pois seu agente etiológico faz parte da flora vaginal e se torna patológica somente quando ocorre uma modificação do meio vaginal.

( ) A tricomoníase é uma infecção vaginal que provoca corrimento. A mulher é sintomática. Já os homens são portadores assintomáticos.

( ) A clamídia é uma IST causada pela bactéria Chlamydia trachomatis. Frequentemente, é difícil de ser detectada, o que implica problemas para as mulheres, em virtude das consequências crônicas da infecção não tratada. Nas mulheres, a infecção por clamídia está associada a cervicite, síndrome uretral aguda, salpingite, doença inflamatória pélvica (DIP) e infertilidade.

( ) A gonorreia é uma infecção bacteriana séria e potencialmente muito grave, transmitida quase que exclusivamente por atividade sexual. Nas gestantes está associada a corioamnionite, trabalho de parto prematuro, descolamento prematuro das membranas e endometrite pós-parto. A doença pode ser transmitida ao recém-nascido sob a forma de oftalmia neonatal durante o parto, por meio do contato direto com gonococos na cérvice.


Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.

Alternativas
Comentários
  • I - Certo

    II - Os homens não são portadores assintomáticos da tricomoníase.

    III - Certo

    IV - Certo

  • C-

    V.F.V.V

  • Candidíase vulvovaginal é uma infecção da vulva e vagina, causada por um fungo comensal que habita a mucosa vaginal e digestiva, o qual cresce quando o meio se torna favorável ao seu desenvolvimento. Embora a candidíase vulvovaginal não seja transmitida sexualmente, é vista com maior frequência em mulheres em atividade sexual, provavelmente, devido a microrganismos colonizadores que penetram no epitélio via microabrasões. A primeira afirmativa está correta.

    A tricomoníase é causada pelo T. vaginalis (protozoário flagelado), tendo como reservatório o colo uterino, a vagina e a uretra. Os sinais e sintomas são: corrimento abundante, amarelado ou amarelo esverdeado, bolhoso; prurido e/ou irritação vulvar; dor pélvica (ocasionalmente); sintomas urinários (disúria, polaciúria); hiperemia da mucosa (colpite difusa e/ou focal, com aspecto de framboesa). Porém tanto o homem quanto a mulher podem apresentar sintomas ou serem assintomáticos. A segunda afirmativa está incorreta.

    Na mulheres sintomáticas por clamídia as principais queixas são corrimento vaginal, sangramento intermenstrual, dispareunia e disúria. Ao exame físico, podem estar presentes dor à mobilização do colo uterino, material mucopurulento no orifício externo do colo e sangramento ao toque da espátula ou swab. As principais complicações da cervicite por clamídia, quando não tratadas, incluem: dor pélvica, DIP, gravidez ectópica e infertilidade. A terceira afirmativa é verdadeira.

    A Gonorreia é uma doença infecciosa do trato genital, de transmissão sexual, que pode determinar desde infecção assintomática até doença manifesta, com alta morbidade. A infecção gonocócica na gestante poderá estar associada a um maior risco de prematuridade, ruptura prematura de membrana, perdas fetais, retardo de crescimento intrauterino e febre puerperal. No RN, a principal manifestação clínica é a conjuntivite, podendo ocorrer septicemia, artrite, abcessos de couro cabeludo, pneumonia, meningite, endocardite e estomatite. A última afirmativa é verdadeira.

    Gabarito do Professor: Letra C

    Bibliografia

    Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais. Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas para Atenção Integral às Pessoas com Infecções Sexualmente Transmissíveis / Ministério da Saúde, Secretaria de Vigilância em Saúde, Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais. – Brasília : Ministério da Saúde, 2015.

    Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Departamento de Vigilância Epidemiológica. Doenças infecciosas e parasitárias : guia de bolso / Ministério da Saúde, Secretaria de Vigilância em Saúde, Departamento de Vigilância Epidemiológica. – 8. ed. rev. – Brasília : Ministério da Saúde, 2010.


  • Homens normalmente são assintomáticos; porém, algumas vezes, a uretrite resulta em uma secreção que pode ser passageira, espumosa ou purulenta, ou causar disúria e polaciúria, geralmente no início da manhã. Com frequência, a uretrite é leve e causa apenas irritação uretral mínima e umidade ocasional no meato uretral, sob o prepúcio, ou em ambos. Epididimite e prostatite são complicações raras