Com a tecnologia BIM (Building Information Modeling – Modelagem de Informações da Construção), é possível criar digitalmente um ou mais modelos virtuais precisos de uma construção. Eles oferecem suporte ao projeto ao longo de suas fases, permitindo melhor análise e controle do que os processos manuais. Quando concluídos, esses modelos gerados por computador contêm geometria e dados precisos necessários para o apoio às atividades de construção, fabricação e aquisição por meio das quais a construção é realizada.
É útil para a compatibilização de projetos, sendo uma ferramenta de suporte a tomadas de decisões estratégicas do investimento.
Bim é um sistema integrado que possibilita um melhor acompanhamento de uma obra, não se trata de uma técnica e sim de uma filosofia construtiva. O bim por si só não garante a compatibilização, a compatibilização é alcançada quando se tem um projeto integrado comunicando com todos os projetistas. A função do bim é armazenar as informações no programa, ou seja. Uma parede no autocad passa a ser vista como uma alvenaria, ela ganha valor em lógica de programação, com um valor atribuido a parede é possivel mensurar a quantidade de materiais e tempo de execução. É infinita a possibilidade do bim