-
Delirium Tremens – O delirium tremens começa geralmente de dois a três dias depois da última bebida, mas pode demorar mais de uma semana para aparecer. Sua intensidade de pico normalmente alcança quatro a cinco dias da última bebida. Esta condição causa alterações perigosas na respiração, na circulação e no controle de temperatura. Pode fazer o coração bater muito rápido ou pode fazer a pressão sanguínea aumentar dramaticamente; e pode causar desidratação perigosa. O delirium tremens também pode reduzir temporariamente a quantidade de fluxo de sangue ao cérebro. Os sintomas podem incluir confusão mental, desorientação, estupor ou perda de consciência, comportamento agressivo, convicções irracionais, sudorese, perturbações do sono e alucinações.
http://www.alcoolismo.com.br/delirium-tremens/
-
Delirium tremens: "além dos sintomas clássicos do delirum (rebaixamento do nível de consciência, confusão mental, desorientação temporoespacial, etc.), intensas manifestações autonômicas (como tremores, febre, sudorese profusa, etc.), ilusões e alucinações visuais e táteis marcantes, principalmente com insetos e pequenos animais (zoopsias).
Fonte: DALGALARRONDO, P. Psicopatologia e semiologia dos transtornos mentais. p. 349.
-
Além dos sintomas de abstinência, como sudorese, mãos trêmulas, vômitos, náusea e insônia, os alcoólatras que tentam parar de beber podem experimentar uma condição conhecida como delirium tremens, que pode ser um efeito de longo prazo para o abuso de álcool. Seus sintomas começam a aparecer de 6 a 96 horas após a última bebida, às vezes mais. Eles são um resultado de alterações do sistema nervoso que ocorrem quando o corpo tenta se adaptar sem álcool. Normalmente, as pessoas que o experimentam têm bebido muito durante anos.
-
a) não necessariamente;
b) as psicoses induzidas por drogas costumam são episódicas e de curta duração;
c) a dependência do álcool é caracterizada por negação e os alcoolistas negam os prejuízos do uso regular do álcool;
e) uma manifestação comum em pacientes alcoolistas é o delírio de ciúmes, sobretudo na síndrome de dependência;
Quem escolheu a busca não pode recusar a travessia - Guimarães Rosa
-------------------
Gabarito: D