SóProvas


ID
2721478
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IFF
Ano
2018
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

A inulina e a oligofrutose são ingredientes encontrados nos alimentos, fazem parte da porção de carboidratos de armazenamento nos vegetais e são consideradas fibras alimentares. No que concerne a esses dois componentes, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários

  • Os fruto-oligossacarídeos possuem um potencial fermentativo, são responsáveis pela produção de ácidos graxos de cadeia curta e, além disso, contribuem para a redução do pH no cólon.

  • (a) ERRADA. A inulina e a oligofrutose possuem tem função prebiótica que simula o crescimento das bactérias benéficas no intestino.

    (b) CORRETA

    (c) ERRADA. Os fruto-oligossacarídeos são PREBIÓTICOS.

    (d) ERRADA. A quantidade de calorias geradas a partir das frações de inulina e oligofrutose é de 2 Kcal/g

    (e) ERRADA. Fruto-oligossacarídeos são prebióticos hidrolisados e absorvidos na parte INFERIOR do trato gastrointestinal.

  • LETRA B

    A) A inulina e a oligofrutose não são digeridas pelas enzimas do trato gastrointestinal, mas elas possuem uma capacidade expressiva e superior para aumentar o bolo alimentar e a viscosidade do conteúdo luminal quando comparadas à celulose, glucômanas ou goma aguar. (NÃO HÁ SUPERIORIDADE QUANDO SE COMPARA À CELULOSE, GLUCÔMANAS E GOMA AGUAR)

    B) Os fruto-oligossacarídeos possuem um potencial fermentativo, são responsáveis pela produção de ácidos graxos de cadeia curta e, além disso, contribuem para a redução do pH no cólon. (CERTO)

    C) Os fruto-oligossacarídeos são probióticos que estimulam o crescimento de outras bactérias não patógenas presentes no lúmen intestinal e limitam a proliferação de microrganismos patogênicos ou indesejáveis. (PREBIÓTICOS)

    D) A quantidade de calorias geradas a partir das frações de inulina e de oligofrutose que atingem o cólon é semelhante à dos açúcares simples, ou seja, 4 kcal/g. (1-2KCAL/G)

    E) Fruto-oligossacarídeos são prebióticos hidrolisados e absorvidos na parte superior do trato gastrointestinal. (FRUTO-OLIGOSSACARÍDEOS NÃO SÃO HIDROLISADOS, NEM ABSORVIDOS)

    OBS: Lembre-se que os prebióticos são alimentos não digeríveis, tais quais: inulina, fruto-oligossacarídeo e pectina.

    http://repositorio.unicamp.br/jspui/bitstream/REPOSIP/256674/1/Lemos_AdrianeCristinaGarcia_M.pdf

  • A

    A inulina e a oligofrutose não são digeridas pelas enzimas do trato gastrointestinal, mas elas possuem uma capacidade expressiva e superior para aumentar o bolo alimentar e a viscosidade do conteúdo luminal quando comparadas à celulose, glucômanas ou goma aguar.

    As fibras funcionais são CHO que não são digeridos e que foram extraídos a partir de vegetais.

    B

    Os fruto-oligossacarídeos possuem um potencial fermentativo, são responsáveis pela produção de ácidos graxos de cadeia curta e, além disso, contribuem para a redução do pH no cólon.

    CORRETO

    C

    Os fruto-oligossacarídeos são probióticos que estimulam o crescimento de outras bactérias não patógenas presentes no lúmen intestinal e limitam a proliferação de microrganismos patogênicos ou indesejáveis.

    FOS são prébióticos

    D

    A quantidade de calorias geradas a partir das frações de inulina e de oligofrutose que atingem o cólon é semelhante à dos açúcares simples, ou seja, 4 kcal/g.

    A inulina fornece 1 kcal/g

    E

    Fruto-oligossacarídeos são prebióticos hidrolisados e absorvidos na parte superior do trato gastrointestinal.

    Os FOS não são hidrolisados e nem absorvidos. Por isso os frutanos (inulina, FOS, GOS) são utilizados como substitutos de açúcares para diabéticos.