SóProvas


ID
2721595
Banca
CEPS-UFPA
Órgão
UNIFESSPA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Nos sistemas operacionais atuais, a técnica que dá ao usuário a impressão de existir uma memória maior que a capacidade real da memória principal é a

Alternativas
Comentários
  • Memória virtual também conhecida como swap (Linux) ou paginação alocada, outro termo para se referir ao swap. 

    É um espaço no disco rígido reservado para ajudar a armazenar os dados da memória RAM quando ela está cheia. É uma forma de estender a quantidade de memória para os dados temporários utilizados pelos aplicativos. 

     

    Fonte

    https://www.google.com.br/amp/m.tecmundo.com.br/amp/o-que-e/1031-o-que-e-memoria-virtual-.htm

     

    https://www.diolinux.com.br/2014/09/o-que-e-memoria-swap.html?m=1

  • Gabarito B

     

    O programa acha que tem uma grande gama de endereços contíguos, mas, na realidade, as partes que está a utilizar estão dispersas em torno da RAM e as partes inactivas são guardadas em um arquivo em disco.

    Memória virtual é uma técnica que usa a memória secundária como uma cache para armazenamento secundário. Houve duas motivações principais: permitir o compartilhamento seguro e eficiente da memória entre vários programas e remover os transtornos de programação de uma quantidade pequena e limitada na memória principal.

    memória virtual consiste em recursos de hardware e software com três funções básicas:[1][2]

    (i) realocação (ou recolocação), para assegurar que cada processo (aplicação) tenha o seu próprio espaço de endereçamento, começando em zero;

    (ii) proteção, para impedir que um processo utilize um endereço de memória que não lhe pertença;

    (iii) paginação (paging) ou troca (swapping), que possibilita a uma aplicação utilizar mais memória do que a fisicamente existente (essa é a função mais conhecida).

    Simplificadamente, um usuário ou programador vê um espaço de endereçamento virtual, que pode ser igual, maior ou menor que a memória física (normalmente chamada memória DRAM - Dynamic Random Access Memory).

    A memória virtual deixou os programadores despreocupados com quanto de memória seu programa irá precisar para rodar no computador e se o respectivo programa poderia rodar com outros sem travar, podendo o programador se preocupar mais com a tarefa de programação do que com quanto o programa irá gastar de memória.

     

     

     

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
    Força e Fé !
    Fortuna Audaces Sequitur !