Peritônio é considerado um saco vazio pregueado de membrana serosa de maior ou menor extensão, que reveste o abdome e reflete sobre os órgãos abdominais. Esta estrutura apresenta duas lâminas, o peritônio parietal e o visceral.
Entre as duas lâminas existem uma cavidade virtual que contém uma pequena quantidade de líquido, a cavidade peritoneal.
Alguns órgãos abdominais podem ser classificados em retroperitoneais ou peritoneais.
Os retroperitoneais são órgãos abdominais fixos contra a parede posterior do abdome, onde o peritônio parietal encontra-se anterior aos órgãos como, os rins, pâncreas, reto, duodeno entre outros.
Já os peritoneais são órgãos abdominais móveis, ou seja, todo envolvido de peritônio visceral e parietal, formando uma prega dupla de peritônio fixando o órgão a parede posterior abdominal como, fígado, estômago, intestino entre outros.
No entanto em alguns locais o peritônio muda seu comportamento formando lâminas peritoneais, denominadas de ligamento, meso (mais o nome do órgão) e omento.
Quando o peritônio visceral se torna um meso ou ligamento, o mesmo acompanha o órgão e entre órgão e a parede abdominal forma a lâmina peritoneal.
Já quando o peritônio visceral se torna um omento maior ou menor (lembra um avental) as pregas se estendem entre dois órgãos.