SóProvas


ID
272302
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Julgue os itens que se seguem, referentes a noções básicas de
conservação e preservação de documentos.

O alisamento consiste no processo em que são introduzidos documentos em uma câmara, onde é aplicado um produto para fumigação.

Alternativas
Comentários
  • Questão errada, pois Alisamento e fumigação são coisa distintas, mas, ambos são atividades de conservação.

    Atividades de Conservação:

    Desinfestação: O método mais eficiente é a fumigação.

    Alisamento:
    Consiste em colocar os documentos em bandejas de aço inoxidável, expondo-os à ação do ar com forte porcetagem de umidade (90 a 95%), durante uma hora, em uma camara de umidificação.




    Fonte:  LEITE PAES, MARILENA. Arquivo Teoria e Prática. 3ª Edição Revisada e Ampliada, página 142.

  • Principais operações de conservação de documentos:

    Desinfestação - O método mais eficiente de combater os insetos é a fumigação. A substância química a ser empregada nesse processo deve passar por testes de garantia da integridade do papel e da tinta sob sua ação. Com a fumigação os insetos, em qualquer fase de desenvolvimento, são completamente destruídos.

    Alisamento - Consiste em colocar os documentos em bandejas de aço  inoxidável, expondo-os à ação do ar com forte percentagem de umidade, 90 a 95%, durante uma hora, em uma câmara de umidificação. Em seguida, são passados a ferro, folha por folha, em máquinas elétricas.

    Processos distintos, portanto questão errada.

    Fonte: NOÇÕES DE ARQUIVAMENTO E PROCEDIMENTOS ADMINISTRATIVOS - Prof.ª Ana Luiza Soares.
  • As principais operações de conservação são:

    - Desinfestação - operação que usa a fumigação como método de combate aos insetos. Com a fumigação os documentos em qualquer fase de desenvolvimento, são completamente destruídos.

    - Limpeza - fase posterior  à fumigação.

    - Alisamento - consiste em colocar os documentos em bandejas de aço inoxidável, durante uma hora, em uma câmara de umidificação. Em seguida, são passados a ferro folha por folha, em máquinas elétricas. Na falata de equipamento adequado, aconselha-se usar o ferro de engomar caseiro.

    - Restauração.

      
  • 1.   Desinfestação

    O método mais eficiente de combater os insetos é a fumigação. A substância química a ser empregada nesse processo deve passar por testes de garantia da integridade do papel e da tinta sob sua ação. Com a fumigação os insetos, em qualquer fase de desenvolvimento, são completamente destruídos.

    Contudo, de acordo com uma publicação oficial do Arquivo Nacional cujo texto original é de Indgrid Beck, a fumigação de documentos não é mais recomendada em virtude dos gases tóxicos e compostos oxidantes danosos.

    2.   Limpeza

    É a fase posterior à fumigação. Na falta de instalações especiais para essa operação, utiliza-se um pano macio, uma escova ou um aspirador de pó.

    3.   Alisamento

    Consiste em colocar os documentos em bandejas de aço inoxidável, expondo-os à ação do ar com forte percentagem de umidade, 90 a 95%, durante uma hora, em uma câmara de umidificação. Em seguida, são passados a ferro, folha por folha, em máquinas elétricas. Caso existam documentos em estado de fragilidade, recomenda-se o emprego de prensa manual sob pressão moderada. Na falta de equipamento adequado, aconselha-se usar ferro de engomar caseiro.
                
                
        4.   Restauração
     Banho de gelatina,Tecido, Silking,Laminação, Encapsulação.

  • Quanto a conservação, há 3 categorias capazes de causar danos aos documentos:
             Agentes Químicos: fumaça, tinta, poeira, gases.
             Agentes Físicos: temperatura, luminosidade.
             Agentes Biológicos: Mofo, inseto, microorganismos, ratos, humanos.

    Técnicas de Conservação:
              Desinfecção: método químico que combate insetos e pragas, o mais conhecido é a fumigação (inserir o documento em uma câmara com produtos químicos)
               Limpeza: utiliza pincel, pano, aspirador de pó.
               Alisamento: Submete ao ar úmido e depois alisa o documento.
               Restauração: tem por finalidade aumentar a resitência do documento
                             -  Gelatina
                             -   Amido
                             -   Siking
                             -   Laminação
                             -   Encapsulação
  • O método variadex é uma variante do método alfabético. Neste método, há a utilização de cores para facilitar o arquivamento. PAES, Marilena Leite. Arquivo: Teoria e Prática.
  • O ALISAMENTO consiste em colocar os documentos em bandejas de aço inoxidável, expondo-o à ação do ar com forte percentagem de umidade (90% a 95%) durante uma hora, em uma câmara de umidificação. Em seguida são passados a ferro, folha por folha, em máquinas elétricas.
  • Gab.: Errado

    Está errada, porque fumigação faz parte do processo de desifestação.

  • Alisamento – documentos são passados a ferro

     

    GABARITO ERRADO.
     

  • O alisamento é uma técnica para aumentar a durabilidade de documentos que estão fragilizados pelas condições ambientais, ou seja, estão ressecados e quebradiços. Esses documentos são colocados em uma atmosfera úmida para que as fibras do papel absorvam a umidade e recuperem a elasticidade. Em seguida, são colocados em bandejas de aço inoxidável para aumentar sua planificação, passando as folhas "a ferro" uma a uma.

    A fumigação é uma técnica para combater a infestação de insetos no documento. Eles são introduzidos em uma câmara e ficam sob a ação de produtos químicos (na forma de gás) tão fortes que eliminam os insetos em qualquer grau de desenvolvimento (desde lavas até os já desenvolvidos). Vale lembrar que essa técnica não é mais recomendada pelas instituições arquivísticas, pois os mesmo produtos que eliminam os insetos também causam reações químicas nocivas no documento. O ideal, atualmente, é introduzir os documentos em uma câmara a vácuo, para eliminar os insetos pela falta de oxigênio.

    Gabarito do professor: Errado
  • Autor: Mayko Gomes , Professor de Arquivologia

    O alisamento é uma técnica para aumentar a durabilidade de documentos que estão fragilizados pelas condições ambientais, ou seja, estão ressecados e quebradiços. Esses documentos são colocados em uma atmosfera úmida para que as fibras do papel absorvam a umidade e recuperem a elasticidade. Em seguida, são colocados em bandejas de aço inoxidável para aumentar sua planificação, passando as folhas "a ferro" uma a uma.

    A fumigação é uma técnica para combater a infestação de insetos no documento. Eles são introduzidos em uma câmara e ficam sob a ação de produtos químicos (na forma de gás) tão fortes que eliminam os insetos em qualquer grau de desenvolvimento (desde lavas até os já desenvolvidos). Vale lembrar que essa técnica não é mais recomendada pelas instituições arquivísticas, pois os mesmo produtos que eliminam os insetos também causam reações químicas nocivas no documento. O ideal, atualmente, é introduzir os documentos em uma câmara a vácuo, para eliminar os insetos pela falta de oxigênio.

    Gabarito do professor: Errado

  • O alisamento => aumentar a durabilidade
    A fumigação => desinfestação de insetos

     

  • ERRADA

     

    ALISAMENTO É UMA DAS OPERAÇÕES DE CONSERVAÇÃO QUE COLOCA OS DOCUMENTOS EM UMA BANDEJA DE AÇO INOXIDÁVEL, DEPOIS OS DOCUMENTOS SÃO PASSADOS A FERRO, FOLHA POR FOLHA, EM MÁQUINAS ELÉTRICAS.

  • essa definição refere-se à fumigação. O alisamento consiste em colocar os documentos em bandejas de aço inoxidável, expondo-os à ação do ar com forte porcentagem de umidade (90 a 95%), durante uma hora, em uma câmara de umidificação.

    Resposta: errada