SóProvas


ID
2724409
Banca
FGV
Órgão
DPE-RJ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

De acordo com pesquisas acadêmicas recentes, o TDAH, o transtorno desafiador opositivo e o transtorno de conduta lideram a lista dos transtornos mais diagnosticados por neuropediatras e psiquiatras infantis na atualidade, sendo a prevalência destes estimada em 3% a 6% da população infantil e, dependendo do critério utilizado, podendo chegar a 26% da mesma população. Uma análise crítica desse fenômeno permite concluir que

Alternativas
Comentários
  • BBBBBBBB

  • A questão está embasada no artigo de Michele Kamers, “A fabricação da loucura na infância: psiquiatrização do discurso e medicalização da criança", no qual a autora faz uma reflexão sobre a psiquiatrização do discurso e a medicalização na infância, a partir de sua experiência clínica em diversos campos de atuação.

    Segundo a autora, “atualmente, a medicação tem sido utilizada não apenas como a principal forma de 'tratamento da criança' mas como dispositivo de vigilância e controle que as instâncias tutelares realizam sobre a família e a criança na atualidade. Nesse contexto, partimos da hipótese de que são precisamente os dispositivos assistenciais e tutelares que demandam, autorizam e asseguram a intervenção médico-psiquiátrica sobre a criança".

    O artigo pode ser acessado na íntegra em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-71282013000100010




    GABARITO: B

  • B. atualmente, a medicalização tem sido utilizada não apenas como a principal forma de “tratamento da criança”, mas como dispositivo de vigilância e controle que as instâncias tutelares realizam sobre a família e a criança.

    Uma crítica comum feita pelos pesquisadores, que veem na medicalização mais uma forma de controle das discrepâncias que um meio de tratamento.

  • Engraçado... eu concordo super com a crítica mas fiquei com medo de escolher a B por achar que é minha ideologia me influenciando haha preciso superar isso. SEMPRE fico na dúvida!