SóProvas


ID
2724433
Banca
FGV
Órgão
DPE-RJ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Em janeiro de 2014, um homem que tentou entrar com maconha em um presídio foi absolvido pelo juiz da 4ª Vara de Entorpecentes do Distrito Federal, do Tribunal de Justiça do DF e Territórios. Para embasar sua decisão, o juiz substituto Frederico Ernesto Cardoso Maciel afirmou que falta regulamentação sobre a venda da substância e que considera “incoerente” que o álcool e o tabaco sejam permitidos e vendidos, ao passo que a maconha, que ele afirma ser um entorpecente recreativo, seja proibida. (Fonte: Jornal O Globo). Os estudos sobre essa substância psicoativa indicam que

Alternativas
Comentários
  • a) melhor caberia euforia e prazer

    b) correta

    c) pode ocorrer sim delírios e alucinações por intoxicação por canabinóides ainda que não seja muito comum...

    d) condutas suicidas estariam mais ligada a fatores psicológicos do que neuroquímicos... as chamadas drogas psicotrópicas se dividem em: depressoras, estimulantes e perturbadoras. As depressoras deixam o sujeito devagar, alheio, desligado... nem aí para estímulos externos. Tão apagado que nem tem ânimo pra pensar numa "saída" como a morte.

    e) A síndrome da abstinência de substâncias canabinoides é leve, são as drogas psicodélicas... ansiedade, irritação, tremores, dores musculares, transpiração.

  • A)      Os efeitos agudos mais importantes da maconha são: leve estado de euforia, relaxamento (redução da ansiedade), sensações ligadas à música, ao paladar e ao sexo, prolongamento da percepção de tempo, risos imotivados, além de tornar o usuário mais falante e sujeito a delírios. As características apresentadas descrevem melhor o efeito do uso de anfetaminas e cocaína.

    B)      CORRETA.

    C)      Canabinoides (maconha e haxixe) juntamente com indólicos, feniletilaminas, anticolinérgicos, anestésicos dissociativos são classificados como alucinógenos e são denominadas drogas perturbadoras pois quando consumidas, produzem uma série de distorções qualitativas no funcionamento do cérebro, como delírios, alucinações e alteração na capacidade de discriminar medidas de tempo e espaço.

    D)      Pesquisas científicas demonstram relação entre o consumo de álcool e o aumento do número de suicídios e tentativas de suicídio, sendo maior entre bebedores pesados. O álcool, apesar de inicialmente ter efeito estimulante no Sistema Nervoso Central, possui uma segunda fase mais prolongada de efeito depressivo, sendo assim classificado juntamente com os benzodiazepínicos, inalantes, opiáceos. A maconha, como visto anteriormente é uma droga perturbadora.

    E)      A síndrome de abstinência característica da maconha é fracamente definida e de baixa intensidade, sendo observado somente para altas doses e em períodos prolongados de uso, podendo apresentar ansiedade, insônia, perda, do apetite, tremor das mãos, sudorese, reflexos aumentados, bocejos, humor deprimido. Os sintomas apresentados se enquadram no diagnóstico de o chamado delirium tremens, característica da abstinência de álcool.


    GABARITO: B