SóProvas


ID
2724484
Banca
FGV
Órgão
DPE-RJ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Em seus diversos livros que retratam a contemporaneidade, Bauman destaca uma economia própria das sociedades em geral que se distingue da chamada sociedade de produtores, cujas condições necessárias à vida eram a segurança, o planejamento a longo prazo, a acumulação, entre outras. A economia das sociedades contemporâneas está centrada fundamentalmente

Alternativas
Comentários
  • na liquidez da vida - bauman 

  • Bauman versa sobre a liquidez das relações, ou seja, que tudo anda descartável, comprazo de uso estabelecido, logo entendemos que isso é CONSUMISMO.

  • Consumismo - Bauman
  • Zygmunt Bauman, sociólogo polonês, é autor de uma produção intelectual prodigiosa e reconhecido como o pensador dos tempos líquidos que evidencia o problemas gerados pela sociedade moderna. Em sua obra “Vida para Consumo" o autor esclarece os efeitos da evolução da sociedade de produtores estruturada na segurança e estabilidade para a sociedade consumista, instável e líquida. Desta maneira, o autor relata como a sociedade de produtores foi basicamente direcionada para segurança e apostava nos desejos humanos em um ambiente confiável, ordenado, regular e transparente e como prova disso resistente ao tempo e ao apego as coisas seguras. Os desejos eram orientados para aquisição de posse e bens com grande visibilidade na sociedade, pois nessa época o tamanho dos bens era ligado como poder e status.


    GABARITO: D

  • Gab D

    Consumismo - Bauman