SóProvas


ID
272542
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

No que diz respeito a patrimônio, seus registros e características
julgue os itens a seguir.

Os cheques devem ser contabilizados na data de sua emissão, quando essa data corresponder aproximadamente à data de entrega aos beneficiários. Assim, o saldo da conta bancos, no balancete de verificação mensal, deve apresentar o valor do saldo bancário deduzido do valor dos cheques emitidos, independentemente de sua compensação bancária. Caso os cheques não tenham sido entregues aos favorecidos e possuam valores substanciais, a empresa deve deduzir o valor do cheque somente na data em que o mesmo for entregue.

Alternativas
Comentários
  • O contabilização do cheque independe da apresentação ou não do cheque junto ao banco, visto que o cheque é uma ordem de pagamento à vista.
    Exemplo: Supondo que o extrato do banco apresente um saldo positivo de 1000 reais, porém há 200 reais em cheques ainda nao compensados, a conta contábil bancos deverá apresentar seu saldo com 800 reais.

  • não encontrei embasamento para a parte final...Caso os cheques não tenham sido entregues aos favorecidos e possuam valores substanciais, a empresa deve deduzir o valor do cheque somente na data em que o mesmo for entregue.....alguém poderia esclarecer essa parte, por favor?
  • A empresa deve deduzir o valor do cheque somente na data em que o mesmo for entregue.
  • Assim como a colega Sandra, tb não entendi o final da frase.....
    Alguem pode explicarpor favor?
    Pq do jeito q eu entendi ESSE FINAL ele estragou toda a questão tornando-a ERRADA...
  • Aplicação do princípio da prudência, se a empresa emitiu os cheques e não entregou ao destinatário ela ainda não tem uma obrigação, por isso não deve descontar este valor. Ele só deve ser considerado quando for entregue ao destinatário, gerando assim uma obrigação de pagamento.
  • Pela aplicação da Prudência, na verdade, deveria ser ao contrário, não é? Lembre-se que esse princípio diz respeito ao aumento do passivo ou diminuição do ativo. Ora, se a empresa emitiu o cheque de valor substancial, pelo princípio da Prudência, deve contabiliza-lo imediatamente, mesmo que não o tenha entregado ao beneficiário (esta interpretação só foi utilizada para tentar refutar o comentário da Sandra).
    O que eu quero dizer é que esta questão não diz respeito à aplicação do princípio da Prudência.
  • galera a primeira frase e a última dizem o mesmo!

    a primeira diz que Os cheques devem ser contabilizados na data de sua emissão, quando essa data corresponder aproximadamente à data de entrega aos beneficiários.

    Caso os cheques não tenham sido entregues aos favorecidos e possuam valores substanciais,  a empresa deve deduzir o valor do cheque somente na data em que o mesmo for entregue.

    ou seja contabilizar a saída em bancos conta movimento quando entregar o cheque, independentemente de terem sido compensados ou não por quem os levou.
  • "

    Todavia, nos casos em que tais cheques ainda nao tenham sido entregues aos favorecidos, e se forem de valores substanciais, deverao ser adicionados aos saldos bancarios e as contas correspondentes do Passivo Circulante. "fonte- Manual de Contabilidade Societária- FIPECAFI (2010)

  • A questão fala apenas do momento do pagamento de terceiro com a emissão/entrega do cheque. O serviço já foi prestado e a despesa reconhecida. Entendo que os lançamentos seriam:

     

    1º Momento - Prestação do Serviço

    D - Despesa (Resultado) 1000

    C - Fornecedores (Passivo) 1000

     

    2º Momento (Emissão e entrega do cheque)

    D - Fornecedores (Passivo) 1000

    C - Cheques emitidos (Retificadora do Ativo da Conta Bancos) 1000

     

    3º Momento (Desconto do cheque)

    D - Cheques emitidos (Retificadora do Ativo da Conta Bancos) 1000

    C - Conta Bancos 1000

  • Certo.

    Princípio da prudência.

  • Isso é parte do trecho do Manual de Contabilidade Societária (FIPECAFI, 2018, p. 186):

    "Os cheques devem ser contabilizados por sua emissão quando isso corresponder aproximadamente à data da entrega aos beneficiários, ou seja, os cheques emitidos até a data do balanço estarão deduzidos dos saldos bancários. Todavia, nos casos em que tais cheques ainda não tenham sido entregues aos favorecidos, e se forem de valores substanciais, deverão ser adicionados aos saldos bancários e às contas correspondentes do Passivo Circulante."

  • Existem questões que é melhor evitar ler os comentários, é cada coisa, que ao invés de ajudar, confunde ainda mais e acaba atrapalhando!