SóProvas


ID
2726092
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

O crescimento rápido das cidades nem sempre é acompanhado, no mesmo ritmo, pelo atendimento de infraestrutura para a melhoria da qualidade de vida. A deficiência de redes de água tratada, de coleta e tratamento de esgoto, de pavimentação de ruas, de galerias de águas pluviais, de áreas de lazer, de áreas verdes, de núcleos de formação educacional e profissional, de núcleos de atendimento médico-sanitário é comum nessas cidades.

ROSS, J. L. S. (Org.) Geografia do Brasil. São Paulo: EDUSP, 2009 (adaptado).

Sabendo que o acelerado crescimento populacional urbano está articulado com a escassez de recursos financeiros e a dificuldade de implementação de leis de proteção ao meio ambiente, pode-se estabelecer o estímulo a uma relação sustentável entre conservação e produção a partir

Alternativas
Comentários
  • A questão quer saber basicamente qual das alternativas melhor se encaixa ao conceito de sustentabilidade. Na letra d, temos justamente essa relação.

    Letra D

  • Produtos biodegradáveis são aqueles que podem ser decompostos por microrganismo. Na química produtos não biodegradáveis são aqueles que possuem uma longa cadeia,ramificações,ligações do tipo pi.Exemplo o polietileno presente nas sacolas.

  • Geografia urbana é dos temas mais abordados, dada a intensa urbanização em escala planetária que ocorre atualmente. O texto de apoio demonstra que nem sempre a vida em cidades significa acesso adequado a infraestrutura de serviços públicos e que, atualmente, é cada vez mais comum a formação de grandes aglomerados urbanos extremamente carentes de serviços diversos.  O enunciado busca a alternativa que demonstra corretamente a relação entre sustentabilidade e produção. 

    Análise das alternativas:

    A) O equilíbrio da capacidade de consumo entre as classes é bem vindo do ponto de vista econômico e social, mas do ponto de vista da sustentabilidade de áreas urbanas carentes de infraestrutura de serviços básicos, representa um aumento na quantidade de resíduos a serem despejados incorretamente no ambiente aumentando ainda mais a degradação desses espaços. 

    B)  A seleção e recuperação do lixo urbano não atinge a totalidade dos resíduos produzidos nem mesmo nos países desenvolvidos quanto mais nos que ainda estão em desenvolvimento que possuem graves problemas de descarte e destinação final destes materiais.

    C) Perda de qualidade de vida de milhões de pessoas já não é aceitável na maior parte das circunstâncias e redução drástica do uso de recursos naturais é objetivo desejável mas pouco realista de acordo com os princípios atuais do funcionamento das economias nacionais.  
    D) Fabricação de produtos reutilizáveis aumentam o ciclo de vida e tempo de utilização destes e a característica de serem biodegradáveis significa que seu tempo de degradação natural é curto gerando menos resíduos no total. Evitar substituição e descarte reduz também o uso de recursos na produção de novos itens e facilita o descarte adequado dos resíduos que precisam ser produzidos. Ambas as ações estão de acordo com os princípios da sustentabilidade socioeconômica. Item correto.  
    E) Transferir aterros para áreas periféricas contribui, em geral, para piorar as condições de vida dos moradores dessas áreas e não possui relação direta com a preservação de ambientes naturais. 





    Gabarito do professor: D
  • Letra D

    A questão pede indiretamente o que caracteriza sustentabilidade,

    A alternativa mais válida para amenizar os impactos ambientais negativos descritos no enunciado seria a fabricação de produtos recicláveis, o que reduziria os gastos na reutilização, assim menos lixo seria produzido e os impactos amenizados.

  • Relação sustentável entre PRODUÇÃO e CONSERVAÇÃO = alternativa D